Santa Catarina começa a semana com tempo instável nesta segunda-feira (29), especialmente do centro ao sul do estado, regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, segundo a Defesa Civil.
A instabilidade em Santa Catarina ocorre após um fim de semana complicado, com a presença de uma frente fria que trouxe chuvas e temporais isolados ao longo do domingo (28). Especialmente no Oeste do estado, algumas cidades enfrentaram alagamentos significativos devido aos elevados volumes de chuva em curto espaço de tempo.
Esses temporais vieram acompanhados de raios, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo. As áreas mais afetadas incluem o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e grande parte do Vale do Itajaí, onde o risco de ocorrências meteorológicas segue moderado, contrastando com o risco baixo no norte do estado.
Já ao longo desta segunda-feira, espera-se uma redução da instabilidade, com o deslocamento das condições adversas para o estado vizinho e melhorias no tempo em grande parte de Santa Catarina. No entanto, o sul do estado ainda pode registrar novos temporais isolados no período entre a tarde e a noite.
Os ventos, que sopram de leste a nordeste no litoral e de norte a noroeste nas demais regiões, apresentam intensidade de fraca a moderada, com rajadas que podem alcançar até 60 km/h no Litoral Sul. As temperaturas máximas devem se aproximar dos 30°C na maior parte do estado, exceto no Planalto Sul, onde não devem ultrapassar os 25°C.
Para a terça-feira (30), o tempo em Santa Catarina mostra uma melhora com o predomínio do sol em todas as regiões, contribuindo para uma rápida elevação das temperaturas. No entanto, a tarde traz o retorno das chuvas e temporais isolados, especialmente nas áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul, devido à formação de uma nova frente fria.
Os ventos continuarão de fraco a moderado, alternando entre nordeste e noroeste, com temperaturas mínimas na casa dos 19 a 22°C no Oeste e áreas litorâneas, e um pouco mais baixas, entre 17 e 20°C, nas outras regiões.
Na quarta-feira (1), a instabilidade se intensifica novamente em Santa Catarina devido à aproximação de uma frente fria, afetando principalmente as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul desde a madrugada.
O tempo instável se estende até o centro do estado no decorrer da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h, especialmente na Serra e no Litoral, com temperaturas mínimas e máximas semelhantes aos dias anteriores.