Lula passará por novo procedimento para evitar novos sangramentos no cérebro

Por Redação

Publicado em 11/12/2024 17h29 | Atualizado há 7 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (12) para controlar o fluxo de sangue em uma região específica do cérebro. A intervenção, chamada embolização de artéria meníngea média, faz parte do protocolo adotado em casos semelhantes e já estava prevista pela equipe médica.

De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula está internado, o presidente tem apresentado boa evolução. “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã”, informou o boletim divulgado pela instituição.

O procedimento complementa a cirurgia realizada na noite de segunda-feira (9), quando Lula passou por uma intervenção de emergência para drenar um hematoma intracraniano, decorrente de uma hemorragia provocada por uma queda ocorrida em 19 de outubro. Na ocasião, ele sofreu um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada, que resultou em um corte na nuca.

Lula procurou atendimento médico na segunda-feira, após sentir dores de cabeça persistentes. Uma ressonância magnética revelou a hemorragia intracraniana, levando à transferência do presidente para São Paulo, onde foi submetido ao procedimento inicial. Durante a cirurgia, foi realizada uma trepanação – um procedimento menos invasivo que a craniotomia – para permitir a drenagem do hematoma.

A cirurgia, que durou cerca de duas horas, foi bem-sucedida. Lula saiu do centro cirúrgico consciente e estável, com previsão de alta para a próxima semana. A equipe médica assegurou que o presidente não deverá apresentar sequelas e continuará sendo monitorado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.