Massa de ar quente promete 'cozinhar' SC: "verão fora de época"

Bolsão de ar quente está em cima do estado no momento, segundo a meteorologia. Entenda

Massa de ar quente promete 'cozinhar' SC: "verão fora de época"

Reprodução/ ND+

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quarta-feira (2), uma extensa massa de ar quente que cobre a América do Sul chegou a Santa Catarina, potencialmente influenciando as temperaturas em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, a condição do tempo deverá permanecer firme, com predomínio de sol em todas as regiões.

Segundo a meteorologia, o bolsão de ar quente está em cima de Santa Catarina no momento, podendo influenciar no calor, trazendo um "verão fora de época". 

As temperaturas mínimas oscilam entre 0°C e 11°C do Meio-Oeste aos Planaltos, e entre 3°C e 17°C nas demais áreas. As máximas, por sua vez, variam entre 23°C e 29°C na maior parte do Estado, podendo ultrapassar os 30°C no Oeste e Extremo Oeste.

Para a quinta-feira (3), a previsão é de predomínio de sol em todo o Estado de Santa Catarina, com formação de nevoeiros na madrugada e início da manhã. À tarde e à noite, os ventos viram para o sul, trazendo umidade e aumentando a nebulosidade no litoral e em suas proximidades. Segundo a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a temperatura será amena na madrugada, elevando-se ao longo do dia.

No entanto, as temperaturas não devem subir tanto no Litoral Sul e no Planalto Sul, devido ao vento Sul e à maior cobertura de nuvens, com máximas não passando dos 25°C. Em outras regiões, como Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, litoral, Oeste e Extremo Oeste, as temperaturas vão oscilar entre 24°C e 32°C.

O fenômeno do aquecimento é global. Julho foi marcado por ondas de calor intensas e recordes de temperaturas sendo superados, sendo considerado o mês mais quente já registrado. Essa marca foi determinada após análise dos dados de temperatura pelo Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos e a Universidade do Maine, com temperaturas diárias ao longo do mês ficando entre 0,56°C e 1,02°C acima da média (de 1979 a 2000).

Além disso, o meteorologista Piter Scheuer alerta que o Brasil, incluindo Santa Catarina, pode enfrentar temperaturas acima da média neste verão devido à influência do fenômeno El Niño. Segundo o especialista, o verão promete ser mais quente, com maiores ocorrências de chuvas. No entanto, a intensidade do calor observado no hemisfério Norte não deve atingir o território brasileiro da mesma maneira.



Com informações de ND+