Massa polar pode ocasionar 'queda violenta' de temperatura em SC

Há previsão de temporais, geadas e até neve

Massa polar pode ocasionar 'queda violenta' de temperatura em SC

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Já é bom se preparar para enfrentar o frio intenso. Uma massa de ar polar que se aproxima de Santa Catarina provocará uma "queda violenta" das temperaturas a partir de sábado (11). Até lá as temperaturas cairão gradualmente. Há previsão de temporais, geadas e até neve.

Entre no grupo do JR e receba notícias notícias em primeira mão ==> https://bit.ly/3ae4HE2

No entanto a possibilidade dos flocos caírem ainda é baixa. "É muito cedo pra afirmar [se ocorrerá neve ou não]. Se tiver chance, é mais restrito para sexta-feira. Mas a possibilidade ainda é pequena, nós iremos atualizando no decorrer da semana", ressalta o meteorologista Piter Scheuer. No fim de semana as mínimas devem chegar a -8°C no topo da Serra.

"Entre os dias 11 e 15/06, uma intensa massa de ar frio de origem polar deixa o tempo estável e provoca declínio acentuado na temperatura", segundo a Epagri/Ciram. O frio deve amenizar entre os dias 16 e 20, quando outra frente fria se aproxima de Santa Catarina.

Durante esta semana, chuva e temporais, além de temperaturas mais amenas, permanecerão até sábado. É quando o tempo deve abrir e os termômetros despencarem. Veja abaixo a previsão detalhada.

Confira a previsão para a semana

Segunda e terça-feira

Neste início de semana predomina o tempo fechado em Santa Catarina. Ao longo de segunda e terça-feira (7) estão previstos temporais por conta de um sistema de baixa pressão associado à uma frente fria. Há chance de chuvas e trovoadas.

"A temperatura será amena, oscilando de 18°C a 20°C e com mínimas entre 14°C a 13°C na maioria do Estado", detalha Scheuer. Há também influência de um ciclone extratropical, segundo a Defesa Civil Estadual, que deixa instável o tempo em todo o Sul do país.

Por conta disso há condições para temporais isolados, com rajadas de vento e eventual queda de granizo no Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Estas condições de tempo se estendem na terça-feira (7) para as demais áreas do estado, com mais intensidade no litoral.

A partir de quarta

Na quarta-feira ainda permanecerá a condição de chuva, mas com intensidade menor. "O tempo fica parcialmente nublado, seco. Tem chance de chuvisco fraco, bem isolado, principalmente no centro leste", explica Scheuer.

Sábado, quando o frio intenso marca presença em Santa Catarina, será acompanhado de tempo firme. "Geadas devem ser registradas nas madrugadas e manhã com temperaturas próxima a 0°C, ou valores negativos, do Oeste aos Planaltos", segundo o meteorologista.

Na Serra, região famosa pelo frio intenso, os moradores devem ver os termômetros marcarem entre -3°C a -5°C no amanhecer. Já no Oeste as mínimas devem ficar entre -4°C a 0°C.

Mesmo no litoral o frio marcará presença. Os termômetros registrar entre 0°C a 4°C, com chance isolada de geada. Durante as tardes devem oscilar entre 14°C a 15°C.

Fonte: ND+