Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Agro

Menos pinhão, preço maior: Serra Catarinense espera safra 32% menor e reajuste ao consumidor

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 14/04/2026 09h31 | Atualizado há 36 dias
Compartilhar:
Produção na Serra Catarinense deve cair de 5,4 mil para 3,7 mil toneladas neste ano, afetando cerca de 10 mil famílias que dependem da colheita como fonte de renda

A safra do pinhão em Santa Catarina deve registrar queda de 32% em 2026. Conforme estimativas acompanhadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a previsão é de 3,7 mil toneladas colhidas na região serrana, contra 5,4 mil toneladas em 2025. A colheita começou no dia 1º de abril.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo


Apesar da produção menor, a expectativa é de que o preço pago ao produtor compense a queda, podendo igualar ou superar a média de R$ 6,44 por quilo registrada no ano passado.

Segundo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, a safra de 2025 já havia sido menor em relação a 2024, e agora a tendência de queda se repete. “Os valores pagos aos extrativistas devem compensar esta queda. Por isso, a Epagri acompanha os dados junto aos municípios e oferece apoio técnico aos produtores para que possam aproveitar o máximo possível da safra, com segurança na colheita e qualidade na venda”, afirmou José Márcio Lehmann.



A região serrana concentra a maior produção de pinhão do estado, com enormes florestas de araucária distribuídas por 18 municípios. Em 2025, a colheita nesses municípios movimentou mais de R$ 32 milhões.

De acordo com dados do IBGE, a Serra Catarinense possui cerca de 34 mil famílias rurais cadastradas. Dessas, aproximadamente 10 mil, o equivalente a 30%, têm o pinhão na composição da renda. A queda na produção atinge diretamente essas famílias, que dependem da safra de inverno como uma das principais fontes de sustento.



Até o momento, a Epagri segue acompanhando os dados de produção junto aos municípios da Serra Catarinense e orientando produtores sobre boas práticas de colheita e comercialização. O comportamento dos preços ao longo da safra será determinante para avaliar se a renda das famílias será efetivamente preservada apesar do volume menor.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça