Pesquisadores desvendam a árvore genealógica do jumento

O jumento é um personagem chave, embora cada vez mais marginalizado, na história humana

Pesquisadores desvendam a árvore genealógica do jumento

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Você já pensou sobre a importância dos jumentos na história da humanidade? Embora sejam frequentemente ridicularizados e subestimados, esses animais desempenharam um papel crucial na evolução da civilização.

Um novo estudo genético, publicado na revista Science, revelou surpresas sobre a domesticação dos jumentos e suas rotas de dispersão pelo mundo.

A equipe de pesquisadores, liderada pelo arqueólogo Greger Larson da Universidade de Oxford, analisou os genomas de 207 jumentos modernos e o DNA dos esqueletos de 31 jumentos primitivos, alguns dos quais datam de 4.500 anos.

Eles descobriram que os jumentos foram domesticados apenas uma vez, por volta de 5.000 a.C., quando pastores no Chifre da África e no atual Quênia começaram a domar jumentos selvagens.

Esse período coincide com o crescimento e aridificação do Saara, tornando os jumentos ainda mais valiosos para os pastores que precisavam de um meio de transporte resistente à seca e à privação de água.

A partir daí, a equipe traçou as rotas de dispersão dos jumentos pelo mundo, incluindo sua expansão para a Ásia e Europa.

Além disso, os jumentos assumiram um papel importante em diversas culturas e religiões, como no antigo Egito, onde era um animal sagrado de Seth, o Senhor do Caos. No folclore grego, um jumento era a montaria que carregava o deus Dionísio para a batalha contra os gigantes. Na iconografia judaica, cristã e muçulmana, os jumentos também têm papéis fundamentais.

Com essas descobertas, os pesquisadores esperam restaurar a dignidade dos jumentos e inspirar mais estudos sobre esses animais importantes na história da humanidade.