Criciúma (SC) passou a contar com dezenas de sinalizações que alertam motoristas e moradores sobre a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em determinados pontos da cidade.
Segundo a administração municipal, aproximadamente 70 placas com a mensagem “Ambiente Silencioso” já foram instaladas entre janeiro e maio deste ano. A iniciativa busca promover mais respeito ao bem-estar de quem convive com hipersensibilidade auditiva.
As placas são colocadas em locais onde moram pessoas diagnosticadas com TEA. Elas servem como alerta para que ruídos altos e barulhos desnecessários sejam evitados num raio de até 200 metros da residência.
A Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), responsável pela ação, afirma que o modelo das placas segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.
Como solicitar
A família ou responsável legal pode pedir a instalação da sinalização de duas formas:
- Pela internet, acessando o sistema G-doc no site da Prefeitura
- Ou presencialmente, direto na sede da DTT.
Para fazer o pedido, é necessário apresentar:
- Laudo médico com o CID correspondente ao TEA
- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência atualizado.
Depois de protocolada, a solicitação é avaliada pela equipe técnica da Engenharia de Trânsito. Em caso de aprovação, a Secretaria de Infraestrutura executa a instalação.
O direito é exclusivo para moradores de Criciúma com diagnóstico comprovado.