Polícia Civil de Santa Catarina cumpre 3,9 mil mandados de prisão em 2024, maior número já registrado

O número supera o total de mandados de prisão cumpridos no mesmo período, desde o ano de 2019 – data em que começou o monitoramento dos índices

Polícia Civil de Santa Catarina cumpre 3,9 mil mandados de prisão em 2024, maior número já registrado

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Civil de Santa Catarina bateu novo recorde de desempenho. Nos primeiros sete meses deste ano, a PCSC cumpriu 3.929 mandados de prisão. O número supera o total de mandados de prisão cumpridos no mesmo período, desde o ano de 2019 – data em que começou o monitoramento dos índices. Os dados são referentes ao período de 1º de agosto a 29 de julho de 2024. De acordo com o relatório da Diretoria de Inteligência e Contrainteligência, esse número representa um crescimento de 22%, quando comparado a igual período do ano passado.

Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, o excelente desempenho da instituição é resultado dos investimentos feitos pelo governador Jorginho Mello, como a aquisição de viaturas, fuzis, computadores de alta performance entre outros. “A motivação dos policiais civis e a qualidade das investigações são um importante diferencial da nossa Polícia”, assinalou.

O delegado-geral lembrou que desde o início de 2023, quando assumiu o cargo, o governador Jorginho Mello tem transformado a gestão pública de Santa Catarina. “A Polícia Civil tem trabalhado muito para que isso aconteça. Nós estamos atuando para combater a criminalidade de forma intensa e melhorar a qualidade do atendimento nas delegacias. Os quase quatro mil mandados de prisão cumpridos demonstram que com organização e planejamento estratégico a gente consegue dar uma nova cara e motivar o policial civil de Santa Catarina.”

Delegacias com mandados cumpridos

No ranking das delegacias com o maior número de mandados de prisão cumpridos, aparecem, pela ordem, DIC de Lages; DIC de Joinville; DIC/Fron Chapecó; DIC de Tubarão; DIC de Blumenau; DIC de Criciúma; DIC de Itajaí; DIC de São José; Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) da Capital; DIC/Fron Xanxerê; Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) Blumenau; Delegacia de Capturas DECAP/ DEIC e Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba.

Busca e apreensão

Outro dado que chama a atenção é número de Mandados de Busca e Apreensão (MBA) cumpridos de janeiro a julho deste ano: foram 4.847, o que representa um incremento de 13,09% em relação a igual período do ano anterior. Importante salientar que dos 4.847 mandados cumpridos, 358 foram em outros estados como São Paulo; Paraná e Ceará.

No ranking das delegacias com o maior número de cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão aparecem, pela ordem, Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DD/DEIC); Divisão de investigação Criminal (DIC) de Blumenau; Delegacia de Polícia da Comarca (DPCo) de Imbituba; DIC de São José; DIC de Joinville; Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC); DIC de Itajaí; DIC de Criciúma; Delegacia de Repressão às Drogas (DRD/DEIC); DPCAMI de Florianópolis; DIC de Laguna; DIC de Lages e DIC de Palhoça.

Considerando as Delegacias Regionais de Polícia (DRP), os destaques para o período analisado foram, pela ordem, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) com 749 mandados de busca e apreensão cumpridos; Delegacia Regional de Polícia de Blumenau com 369, e a Delegacia Regional de Polícia de Joinville com 287.