Prefeito de Floripa diz que Réveillon será sem fogos de artifício

Medida tem como objetivo proteger e respeitar indivíduos autistas e animais que sofrem com o barulho dos estouros

Prefeito de Floripa diz que Réveillon será sem fogos de artifício

Reprodução/ Fogos em Florianópolis

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A cidade de Florianópolis decidiu abolir o uso de fogos de artifício na celebração do Réveillon 23/24. O anúncio foi feito pela Prefeitura da Capital no início dos preparativos para a virada de ano, com o objetivo de proteger indivíduos autistas e animais que sofrem com o barulho dos estouros.

Segundo o prefeito Topázio Neto, a medida, embora difícil, é uma decisão madura, considerando o impacto negativo do barulho dos fogos. "Não vejo um réveillon saudável provocando crises em pessoas e animais. Acho que podemos buscar outras alternativas. Já tentamos fogos com menos barulhos no passado, mas não funciona muito bem. Não é uma questão de quem gosta de fogos e quem não gosta. É sobre quem sofre com isso”, explicou.

Para substituir o tradicional show de fogos, a Prefeitura está buscando alternativas junto a fornecedores nacionais e internacionais. A única exceção à nova regra será a cascata na Ponte Hercílio Luz, por não provocar barulho.

A mudança deve gerar uma economia de quase R$ 3 milhões, antes destinados à aquisição de fogos de artifício. Como novidade, a cidade terá atrações nacionais na Beira-Mar Norte e na Beira-Mar Continental, aumentando a quantidade de palcos nos tradicionais shows da virada. A iniciativa marca um novo capítulo nas celebrações do fim de ano na capital catarinense, buscando uma festa mais inclusiva e respeitosa para todos.