O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, fez uma publicação em suas redes sociais destacando a honestidade da população catarinense após um exemplo curioso registrado em Piratuba, no Oeste do estado. Comerciante da cidade têm deixado mercadorias expostas na frente das lojas, mesmo após o expediente, confiando na integridade dos moradores e visitantes da região. A dinâmica funciona de forma simples: quem deseja adquirir o produto, realiza o pagamento via PIX e leva o item, sem a necessidade de supervisão.
João Rodrigues usou a ocasião para enaltecer a boa fé do povo de Santa Catarina, ressaltando que, em mais de uma década de prática, nunca houve registro de qualquer tipo de furto. O prefeito compartilhou a cena em suas redes sociais, chamando atenção para o ato de confiança entre comerciantes e consumidores: “Quero mostrar ao Brasil o que é Santa Catarina. Quando tem gente que fala mal e não conhece o nosso estado, vamos mostrar o que é a nossa gente”, escreveu.
O prefeito ainda destacou que a confiança depositada pelos comerciantes de Piratuba é algo único, não encontrado em qualquer lugar do Brasil: “Olha essa loja, já são 20:00 da noite e não tem ninguém aqui. A pessoa gosta do produto, paga e leva embora. Qual é o lugar do Brasil em que o produto fica 24 horas exposto e nunca ninguém mexeu? Isso é o que é Santa Catarina, o melhor estado desse país”, completou Rodrigues, reafirmando o orgulho de ser catarinense.