Santa Catarina enfrenta risco de temporais com rajadas de vento e granizo nesta quarta-feira (20), juntamente com uma intensa onda de calor que deve se prolongar ao longo da última semana de inverno.
As anomalias climáticas são resultado de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, colidindo com as altas temperaturas que chegaram a atingir 40°C no Estado.
Nos próximos dias, os temporais tendem a diminuir em intensidade e frequência, no entanto, o calor persistirá, com sensação de abafamento em várias regiões.
A partir de quinta-feira, as máximas oscilarão entre 32°C e 35°C, com picos que podem se aproximar dos 38°C no Extremo Oeste. Segundo a Defesa Civil, as tardes de sábado e domingo verão temperaturas ultrapassando os 35°C em quase todo o Estado, com possíveis máximas próximas aos 40°C no Oeste, Norte e algumas áreas do litoral.
Em razão dessas condições extremas, a Defesa Civil emite alerta para problemas associados ao calor intenso, como desidratação e complicações em doenças cardiorrespiratórias. A população é orientada a se hidratar frequentemente, evitar deixar crianças e animais em veículos, optar por roupas claras e leves e ter cautela com alimentos de difícil digestão.
As regiões do Extremo-Oeste e Oeste enfrentam variações significativas, com o Extremo-Oeste experimentando temperaturas entre 17°C e 35°C, enquanto o Oeste se mantém um pouco mais ameno, oscilando entre 15°C e 32°C. O Meio-Oeste e o Planalto Sul, incluindo a região da Serra, veem termômetros registrando entre 13°C e 31°C.
Nas áreas costeiras, como o Litoral Sul e o Vale do Itajaí, as temperaturas ficam entre 16°C e 32°C. A Grande Florianópolis, dividida entre área serrana e litorânea, mantém uma média de 15°C a 32°C. Por fim, o Planalto Norte e o Litoral Norte têm registros semelhantes, com mínimas de 14°C e máximas chegando a 32°C.