Situação crítica no Hospital São José, em Tijucas. Três pacientes estão na sala vermelha após infartarem, praticamente ao mesmo tempo. Vítimas tem 56, 59 e 65 anos.
Uma preocupação é a grande quantidade de pacientes “verdes”. São pessoas com sintomas que poderiam ser atendidos em Postos de Saúde, mas que acabam indo ao Hospital São José, sobrecarregando as equipes médicas.
Está uma loucura. Nossas equipes tentam atender os demais pacientes que procuram por atendimento, mas a prioridade é salvar a vida desses homens”, detalha o Diretor Marcos Marcelino.
O ‘calorão’ dessa segunda-feira pode ter contribuído para o quadro de gravidade dos pacientes que sofreram infarto. Outros idosos do Lar Santa Maria da Paz também foram levados para atendimento.
“Infelizmente acaba lotando e não tem o que fazer. Nossa meta é atender com qualidade. Saúde demanda tempo e atenção. A prioridade sempre serão os casos mais graves e está sendo recorrente este tipo de situação de emergência, com vários pacientes ao mesmo tempo”, explica o diretor.
A orientação é para que as pessoas sempre tentem buscar atendimento nos postos em caso de sintomas leves, como dores de cabeça e vômito, por exemplo.