Uma pizzaria localizada em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, usou as redes sociais para protestar contra o que considera um hábito recorrente e prejudicial: o desperdício de comida por parte dos clientes.
O caso repercutiu após o restaurante divulgar a foto de um prato repleto de sobras deixadas por uma mesa que consumiu o rodízio. Segundo o relato, os pedidos foram feitos por dois adultos e duas crianças — mas a quantidade de pedaços deixados chamou atenção da equipe.
Na publicação, o estabelecimento escreveu:
“Trabalhamos com rodízio a preço justo. Todos sabem o quanto os insumos estão caros. Compramos produtos de qualidade para depois serem jogados no lixo. Indignação define”.
A imagem mostra uma verdadeira “montanha” de fatias de pizza não consumidas. De acordo com o restaurante, situações assim têm se tornado cada vez mais comuns e geram não só prejuízo financeiro, como também frustração diante da falta de consciência dos frequentadores.
Ainda na postagem, a equipe desabafou:
“Essa prática vem se repetindo há muito tempo. É uma situação chata, que entristece nossa equipe. Pedimos que as pessoas se sirvam com responsabilidade”.
O local oferece rodízio e pratos à la carte, mas a reclamação foi direcionada exclusivamente ao comportamento de parte dos clientes durante o rodízio.
Nos comentários, uma das sugestões que chamou atenção foi de uma internauta que sugeriu uma estratégia alternativa para lidar com o problema:
“Como a cobrança das sobras é ilegal, seria válido talvez fazer dois valores para o rodízio. Se não houver excesso de sobras, aplica-se um desconto. Caso contrário, seria o valor integral, pagando pelo prejuízo. Já que a educação não existe, tem que ser aplicada”.