“Vamos colapsar”: Prefeito de Tijucas pede prioridade para contorno viário em novo contrato da Arteris

Por Redação

Publicado em 22/01/2025 15h43 | Atualizado há 3 horas

O prefeito Maickon Sgrott destacou ao Jornal Razão: “A partir de janeiro de 2025, nós começamos o contato com o senador Esperidião Amin e com a bancada de deputados estaduais sobre as questões da ANTT, a Autopista e o entendimento neste momento de que a Autopista controla as concessões das rodovias do Brasil. Temos o entendimento de que o contrato atual da Arteris está sendo estudado para uma prorrogação de mais 15 anos junto à ANTT e que, nesse período, haverá obras prioritárias que a Arteris terá que executar no trecho dela em Santa Catarina, onde está Tijucas.

O grande problema da nossa cidade está cada vez maior com o passar do tempo: o problema de mobilidade. Temos gargalos na cidade que vão se tornar cada vez mais problemáticos caso não haja um aumento na capilaridade e na vazão do trânsito. Nosso trânsito não é só nosso, mas também do Vale do Rio Tijucas, abrangendo cidades como Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Brusque e até Botuverá. Isso traz muito movimento para a cidade, danifica a rodovia e deixa extremamente congestionada a saída da região da ponte e do viaduto.

Tijucas está entre as prioridades para receber as alças de acesso de um futuro contorno viário. Vamos estender esse pedido ao Governador Jorginho para que essa obra seja finalizada em dois ou quatro anos em Tijucas. Se Tijucas passar mais cinco anos sem um contorno viário, teremos problemas seríssimos de mobilidade, muito maiores que os de hoje. Pontos da cidade vão colapsar. Essa é uma obra que não favorece apenas Tijucas, mas todo o Vale do Rio Tijucas, impactando cerca de 200 mil pessoas diariamente.”

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que, ainda em fevereiro, irá protocolar no Tribunal de Contas da União (TCU) uma proposta detalhada com as obras prioritárias para a BR-101 em Santa Catarina. Essas obras, classificadas como essenciais, fazem parte do processo de repactuação do contrato com a concessionária Arteris.

O anúncio foi feito durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (20), em Brasília, com a participação de líderes catarinenses, como o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, e o senador Esperidião Amin (PP). Também estiveram presentes o Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, o relator do processo de repactuação, Felipe Queiroz, e a equipe técnica da agência.

De acordo com a ANTT, em março, a bancada catarinense receberá um relatório detalhado com a lista das obras a serem realizadas. Esse documento permitirá aos parlamentares analisar se as demandas principais do estado foram devidamente contempladas.

A aprovação do relatório pelo TCU é um passo necessário para que a repactuação do contrato seja autorizada. O atual contrato com a concessionária Arteris encerra em 2033 e não prevê novas obras estruturantes após a entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Para viabilizar os novos projetos, o contrato poderá ser estendido por mais 15 anos, até 2048.

PEDIDOS PRIORITÁRIOS DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES

Durante a reunião, o senador Esperidião Amin destacou uma série de demandas essenciais que foram apresentadas à ANTT, entre elas:

  • Terceira faixa entre Itajaí, Porto Belo e Penha, como medida emergencial;
  • Pontos de parada e descanso para motoristas, em Garuva e Itajaí;
  • Morro dos Cavalos: viabilização de túneis para solucionar o gargalo logístico;
  • Marginais ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, contemplando iluminação em Biguaçu, Palhoça e São José;
  • Alças para Tijucas, permitindo a execução do Contorno do município, em breve a ser realizado pelo governo do estado.

Segundo Amin, esses pedidos estão bem encaminhados e representam uma demanda histórica dos municípios.

A próxima etapa depende do aval do Ministério dos Transportes, da ANTT e, finalmente, do TCU para garantir que as obras comecem o mais breve possível, trazendo melhorias para o tráfego e a segurança da BR-101 em Santa Catarina.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.