31/10/2017 às 09h09 - Atualizado em 31/10/2017 às 09h39

Feriadão de Finados deve ter aumento de 46% no trânsito das rodovias

Consultar a previsão do tempo, revisar o veículo e verificar as condições das estradas. Essas são as tarefas de início de semana para os motoristas que irão viajar neste primeiro feriado prolongado do mês de novembro - Dia de Finados. E no trecho sob administração da concessionária Litoral Sul, os motoristas devem encontrar maior movimento a partir das 15h de quarta-feira. Nos dias de maior fluxo, 1, 2 e 5 de novembro, cerca de 45 mil veículos devem transitar por cada uma das praças da concessionária - volume 46% maior do que o normal.

Na saída do feriado, os horários de maior movimento se concentram entre às 15h e 22h de quarta-feira (1º) e das 8h às 14h de quinta-feira (2). No retorno, o horário de pico acontece das 15h às 22h de domingo (5).

Nesse período, a concessionária não realizará obras programadas durante o dia e os trechos que devem exigir maior atenção dos motoristas por conta da concentração de tráfego são os próximos às cidades de Curitiba, Joinville, e em todos os acessos dos municípios litorâneos: Garuva (acesso para Itapoá e Guaratuba), Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça.

Operação Especial

Para atender a demanda, a Litoral Sul realiza também uma operação especial com reforço nas equipes e foco no atendimento aos usuários em situações de problemas mecânicos, ou em caso de acidentes com serviços de guincho e atendimento médico. A coordenação da operação é realizada no Centro de Controle Operacional em Joinville, que monitora as rodovias BR-376/PR, BR-116/Contorno Leste e BR-101/SC a partir de 186 câmeras, veículos de inspeção 24h e informações do sistema via 0800. A expectativa da concessionária é realizar cerca de 3.500 atendimentos nos cinco dias de operação.