31/10/2017 às 17h17 - Atualizado em 31/10/2017 às 17h54

Renato Lacerda assume interinamente a Secretaria Estadual da Fazenda

Almir Gorges está deixando temporariamente o comando da Secretaria Estadual da Fazenda de Santa Catarina. Ele será substituído interinamente pelo secretário adjunto Renato Lacerda, que inclusive já vinha conduzindo os trabalhos da pasta nos últimos dias. Gorges, que havia assumido o cargo de secretário há cinco meses, se afasta da função para um tratamento de saúde.

Funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda desde 1978, Almir Gorges, ocupou de 2011 a 2016 o cargo de secretário adjunto, atuando na gestão de três titulares da pasta: Ubiratan Rezende, Nelson Serpa e Antonio Gavazzoni. Em dezembro do ano passado chegou a se aposentar, porém, em maio de 2017 foi chamado pelo governador Raimundo Colombo para assumir a Secretaria em substituição a Gavazzoni (PSD).

Quem assume

Renato Dias Marques de Lacerda é servidor da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) desde 1995, quando passou a atuar como Auditor Fiscal da Receita Estadual.

Natural do Rio de Janeiro, Lacerda é formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Administração pela Escola Superior de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), com cursos de especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Contabilidade, pela Escola de Administração Fazendária (ESAF); Gestão Fazendária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); além da participação no Programa Minerva, na George Washington University.

Com passagens pela Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro e pela Petrobrás, atuou como assessor tributário no gabinete do secretário da Fazenda catarinense, e como conselheiro suplente no Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina. Em janeiro de 2017, assumiu a função de secretário-adjunto da SEF/SC.

De acordo com a assessoria da Secretaria da Fazenda, a substituição não é definitiva. Tudo irá depender do tempo que levará o tratamento de saúde do atual titular Almir Gorges.