Enquanto Santa Catarina se prepara para um fim de semana de chuvas intensas e uma possível enchente devastadora, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) anunciou o retorno às atividades presenciais nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de outubro em todos os campi, incluindo Tijucas e Itajaí. A decisão vem em contraste com outras medidas preventivas tomadas na região, como a suspensão da Oktoberfest de Blumenau, e gerou uma onda de críticas por parte dos alunos e da comunidade.
CLIQUE E LEIA TAMBÉM: “Previsão de desastre em SC”, alerta Ronaldo Coutinho com previsão preocupante
A nota publicada nas redes sociais da universidade informa que todas as atividades presenciais, em todos os campi e níveis de ensino, serão retomadas nestas datas. O anúncio foi recebido com surpresa e indignação, especialmente considerando os alertas da Defesa Civil e da prefeitura sobre o risco iminente de catástrofe metereológica.
Muitos alunos expressaram suas preocupações e críticas nas redes sociais:
- “Oi? A prefeitura lançou a pouco tempo um aviso de chuvas intensas justamente na sexta e sábado”, apontou um aluno no Instagram.
- “Tem vaga pra bateira no estacionamento? Um píer pra ancorar a canoa?”, questionou outro, em tom irônico.
- “É uma irresponsabilidade diante dos alertas, né?”, criticou um terceiro.
A decisão da Univali de manter as atividades presenciais coloca em risco não apenas os alunos, mas também os funcionários e toda a comunidade acadêmica. Além disso, a medida parece desconsiderar a gravidade dos alertas emitidos pelas autoridades, que preveem chuvas volumosas e o aumento do nível dos rios, com potencial para causar inundações e outros desastres.