Aranha mais letal do mundo é encontrada em residência no interior de Santa Catarina

Aranha armadeira: a espécie mais venenosa do mundo é encontrada em Santa Catarina

Aranha mais letal do mundo é encontrada em residência no interior de Santa Catarina

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A descoberta de uma aranha armadeira, considerada a espécie mais letal do mundo, dentro de uma residência no município de Vitor Meireles, em Santa Catarina, causou grande preocupação entre moradores da região. O alerta foi feito por um popular, que fotografou o aracnídeo e comunicou os Bombeiros Voluntários da cidade.

Após análise das imagens e consulta com biólogos, foi confirmado que se tratava de uma aranha do gênero Phoneutria sp, mais conhecida como Aranha Armadeira. Com um corpo que pode atingir 4 cm de comprimento e 15 cm de envergadura, a espécie é conhecida por sua agressividade e capacidade de saltar até 40 cm de distância para atacar.

Além disso, a aranha armadeira é considerada a aranha mais venenosa do mundo, com uma toxina neurotóxica que afeta o sistema nervoso do ser humano e pode levar à morte. A espécie é ainda mais venenosa do que outras aranhas letais conhecidas, como a viúva-negra, a aranha-marrom e a aranha-teia-de-funil.

Embora seja mais comum em bananeiras na região, a descoberta da aranha armadeira dentro de uma residência acende um alerta para os moradores de Vitor Meireles e cidades vizinhas. É importante tomar medidas de prevenção, como manter a casa limpa e organizada, evitar o acúmulo de entulhos e resíduos e, em caso de contato com o aracnídeo, buscar imediatamente atendimento médico especializado.