Um ciclone extratropical que avança entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai traz mudanças climáticas a Santa Catarina, com alerta para temporais, ventos de até 65 km/h, raios e granizo. A Defesa Civil, responsável pelo monitoramento das condições climáticas, emitiu dois alertas para o estado.
O primeiro alerta, emitido na quinta-feira (30), prevê a mudança no tempo já na noite desta sexta-feira (31), com as áreas próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul sendo as primeiras a registrar chuvas. Entretanto, as regiões com maior risco de ocorrências relacionadas aos temporais, como deslizamentos e enxurradas, são o Oeste, Planaltos Norte e Sul e Alto Vale do Itajaí.
Um segundo alerta destaca a preocupação com ventos fortes e ressaca no mar. Com a mudança do vento para a direção sul, espera-se que as rajadas ultrapassem os 65 km/h, deixando o mar agitado em todo o litoral e com risco de ressaca. Na escala de risco da Defesa Civil, o perigo é considerado moderado em relação às ocorrências relacionadas à agitação marítima.