As intensas chuvas que começaram na sexta-feira (4) e continuaram ao longo deste sábado (5) causaram estragos em diversos pontos de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Os rios Japuíba e Caputeram transbordaram, alagando bairros inteiros e provocando caos em várias regiões do município.
De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade no tempo é resultado da passagem de uma frente fria que atingiu o estado, trazendo grandes volumes de água em curto espaço de tempo.
As autoridades informaram que houve deslizamentos de terra, destruição em áreas residenciais e comerciais, além do bloqueio de importantes rodovias da região. Moradores relataram casas invadidas pela lama e correntezas tomando conta de ruas inteiras.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e agentes municipais estão em campo para atender os chamados e avaliar os riscos em áreas mais atingidas. Ainda segundo os órgãos oficiais, há monitoramento contínuo do nível dos rios e possibilidade de novas ocorrências não está descartada.
A recomendação é para que a população evite áreas de risco e siga as orientações das autoridades locais.