Ciclone em Santa Catarina? Meteorologista explica

Previsão do tempo indica chuvas pontualmente intensas, mas sem maiores alterações

Ciclone em Santa Catarina? Meteorologista explica

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O estado de Santa Catarina enfrenta um cenário de tempo encoberto e com nuvens carregadas nesta sexta-feira (16), com possibilidade de chuvas pontualmente intensas, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil. No entanto, um ciclone que se movimenta em alto mar não deve alterar as condições climáticas no estado nos próximos dias.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone se aproximará da costa catarinense, mas sua influência no clima local será mínima. O fenômeno possui características subtropicais e não está associado a uma frente fria, aproximando-se de forma discreta. A formação do ciclone é atribuída à combinação de águas oceânicas aquecidas com ar quente em níveis médios da atmosfera e ar mais frio no topo.

A Defesa Civil alerta que as regiões mais instáveis nesta sexta-feira são o Oeste catarinense e os Planaltos, onde há um risco baixo a moderado de alagamentos devido às chuvas. Já nas áreas litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado, com possibilidade de chuviscos nos extremos do dia e eventuais chuvas mais intensas.

As temperaturas máximas previstas para a tarde desta sexta-feira podem alcançar os 27°C nas áreas costeiras e no Extremo-Oeste do estado. Nas demais regiões, a maior cobertura de nuvens deve manter as temperaturas entre 16°C e 23°C.