Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Meio Ambiente

Fim de agosto terá formação de ciclone que pode atingir RS, SC e PR

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 28/08/2025 18h18 | Atualizado há 229 dias
Compartilhar:
Novo ciclone extratropical se forma na Argentina e deve provocar ventos de até 80 km/h e chuva em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A reta final de agosto pode ser marcada pela formação de um novo ciclone extratropical na Argentina, segundo meteorologistas. O fenômeno, resultado de uma área de baixa pressão, deve trazer chuva expressiva e ventos fortes, atingindo principalmente o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

De acordo com análises climáticas, o sistema será originado a partir de uma massa de ar frio em níveis médios e altos da atmosfera, semelhante ao episódio registrado recentemente no centro argentino.

Sugerida para você
SAMAE usa tecnologia inédita em Tijucas para rastrear ‘vazamento oculto’
Sugerida para você
Santa Catarina no topo: Jornal Razão é o 2º maior portal regional do Brasil em engajamento
Sugerida para você
PH Empreendimentos encerra 2025 com faturamento de R$ 150 milhões e crescimento de 400% em Porto Belo

Formação e avanço do sistema

A expectativa é que o sistema avance do Pacífico para o Chile entre 31 de agosto e 1º de setembro. Após cruzar a Cordilheira dos Andes, encontrará uma baixa pressão em superfície, favorecendo o desenvolvimento do ciclone no Oeste e Centro da Argentina.

Embora o núcleo da tempestade permaneça em território argentino, a diferença de pressão atmosférica com áreas de alta pressão no Atlântico deve gerar rajadas intensas no Sul do Brasil.

Previsão de ventos

Entre domingo (31) e segunda-feira (1º), o Rio Grande do Sul poderá registrar ventos médios entre 40 km/h e 70 km/h na maior parte do estado, com picos que podem chegar a 80 km/h ou mais na faixa litorânea, no Oeste e na Serra.

Na capital Porto Alegre, as rajadas mais fortes são esperadas entre a tarde de domingo e a segunda-feira, variando de 50 km/h a 70 km/h — podendo ultrapassar esses valores em áreas com influência da topografia, como às margens do Guaíba e entre prédios.

Em Santa Catarina e no Paraná, especialmente no Oeste, os ventos devem soprar de Leste a Norte, com possibilidade de picos fortes.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça