Menu Horizontal com Scroll

Desmatamento acelerado acende alerta em SC

Publicado em 19/07/2022 15h01

Santa Catarina registrou aumento de 193% no número de alertas de desmatamento entre 2019 e 2021, de acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (18). No período, 3.736 hectares foram perdidos da Mata Atlântica no Estado, o equivalente a mais de 5 mil campos de futebol profissional.

Conforme o levantamento, em 2019 foram registrados 130 alertas de desmatamento no Estado. Em 2020 o número saltou para 354, e, em 2021, manteve o aumento, com 384 alertas. A pesquisa não inclui dados estaduais da Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto do Meio Ambiente (IMA) ou do Ministério Público (MPSC).

De acordo com o biólogo Emerilson Emerim, especialista em gestão ambiental urbana, a falta de dados de órgãos estaduais pode interferir nas estatísticas, já que, segundo ele, policiais ambientais têm forte atuação no inteiror de Santa Catarina, onde está concentrada a maior parcela da agropecuária.

— A pesquisa utiliza dados do Ibama, o que é bom, mas não é suficiente. A Polícia Militar Ambiental é a que mais fiscaliza o interior do Estado, por exemplo — explica.

Segundo Emerim, a tendência de crescimento do desmatamento em SC é preocupante. Isso porque dois dos fatores que influenciam o desmatamento, de acordo com o relatório, são agropecuária e expansão urbana.

— O maior vilão do desmatamento é a agropecuária. O número é preocupante, porque Santa Catarina é o Estado que mais tem remanescente de Mata Atlântica. De todos os estados brasileiros, SC é o que mais preserva mata atlântica — pontuou o biólogo.

Entre as ações que ajudam a evitar que esse número aumente, está a fiscalização, citou Emerim.

— Nenhum tipo de desmatamento é bom, mas, infelizmente, algum tipo de desmatamento é necessário. Para separar o desmatamento ilegal do legal, que permite um crecimento urbano saudável, é necessário maior fiscalização — ressalta.

O biólogo lembrou que, por seis meses, a Polícia Militar Ambiental teve a fiscalização enfraquecida. Isso porque em janeiro passou a valer o novo Código Florestal catarinense, que obrigava que penalidades passassem pelo IMA antes de serem comunicadas aos infratores. A ação tirava da Polícia Ambiental o poder de gerar autos de infração ou embargar — impedir que a atividade degradadora siga. No entanto, em 6 de julho, a medida foi revogada com uma decisão do Tribunal de Justiça, para atender a um pedido de medida cautelar do Ministério Público.

Em todo o Brasil, a Mata Atântica teve 3,4 hectares desmatados por hora em 2021. Entre 2020 e 2021, apesar do número de alertas para desmatamento ter diminuído 24,6%, a área desmatada aumentou em 67,4%.

Além de SC, o bioma está presente em outros 16 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Na Região Sul, o Paraná registrou maior aumento de desmatamento, com salto expressivo de 619% em três anos. Já o Rio Grande do Sul teve crescimento de 161%. Com isso, SC é o segundo estado da região com maior crescimento de desmatamento.

Fonte: NSC Total

Na noite desta quarta-feira (23), moradores de diferentes cidades de Santa Catarina foram surpreendidos por…

Na noite de terça-feira (22), uma equipe da Polícia Militar de Santa Catarina prendeu um…

Um bebê de 45 dias foi salvo por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar…

Na tarde desta quarta-feira (23), um grave acidente foi registrado na SC-108, conhecida como Rodovia…

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio…

Com o compromisso de ampliar a proteção, defesa e bem-estar dos animais, o Governo de…

Um bebê de apenas 29 dias de vida foi salvo por policiais militares após se…

ATUALIZAÇÃO: Na noite desta terça-feira, a cidade de Tubarão foi marcada por uma tragédia que…

Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante na noite desta terça-feira (22), na…

Um homem de 50 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (22), em Blumenau, após…

Uma iniciativa da Biblioteca Pública Norberto Cândido Silveira Júnior tentará colocar Itajaí no Livro dos…

O jovem ciclista Vicenzo Locatelli, bolsista do bolsa atleta oferecido pela Secretaria de Esportes de…

Um motorista morreu na manhã desta quarta-feira (23) após um grave acidente na BR-153, em…

Uma empresária de 44 anos foi assassinada a tiros na noite de terça-feira (22), enquanto…

Durante o feriado prolongado de Semana Santa e Tiradentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou…

Pesquise notícias

Últimas Notícias