Domingo de chuva em SC e início de semana com sol e frio

Santa Catarina inicia este domingo (19) sob condições climáticas instáveis, com muitas nuvens e chuva concentrada principalmente do centro ao norte do estado. As regiões do Planalto e Litoral Norte estão sob risco baixo de alagamentos devido às precipitações. A frente fria que influencia o tempo na região começará a se afastar ao longo do dia, reduzindo as chances de chuva, mas a nebulosidade persistirá em grande parte do estado.

Ventos de fraca intensidade, variando entre sudoeste e sul, são esperados ao longo do dia, com possíveis rajadas de 40 a 60 km/h no Litoral Sul. As temperaturas terão uma elevação modesta, alcançando máximas de 15 a 17°C no litoral e no Extremo Oeste, e de 11 a 14°C nas demais áreas. O mar estará agitado, especialmente de Florianópolis para o sul, com ondas de até 2,5 metros, e risco moderado de agitação marítima.

Para segunda-feira (20), uma massa de ar frio e seco promete estabilizar o clima em todo o estado, trazendo um dia de tempo firme com sol entre poucas nuvens. O amanhecer será frio, com mínimas entre 3 e 7°C nas regiões mais altas, e as máximas durante o dia devem variar entre 20 e 23°C no Vale do Itajaí e norte do estado, e entre 16 e 19°C nas áreas mais ao sul. O vento será predominantemente do sul no litoral, com rajadas intensas durante a madrugada e manhã. A agitação marítima continuará, afetando todo o litoral catarinense.

Terça-feira (21) verá o sol predominar entre nuvens em Santa Catarina, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, devido à instabilidade que antecede uma nova frente fria. O vento nordeste/norte será fraco, com rajadas no Litoral Sul. As temperaturas continuarão amenas pela manhã e mais quentes à tarde, especialmente no Grande Oeste, onde as máximas podem se aproximar dos 30°C.

Na quarta-feira (22), o tempo se mantém firme em Santa Catarina, com sol e calor, enquanto a quinta-feira (23) já trará mais nuvens e chances de chuva e temporais, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, devido à passagem da frente fria.

Related posts

Filhote de elefante-marinho é visto em Bombinhas e encanta banhistas

Calor e umidade aumentam risco de temporais em SC

Temperaturas sobem em todo o estado neste domingo