Fenômeno meteorológico inusitado chama atenção em Chapecó

Nuvem gigantesca toca o solo antes de temporal causar transtornos na cidade

Fenômeno meteorológico inusitado chama atenção em Chapecó

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, presenciaram um fenômeno meteorológico incomum. Uma nuvem gigantesca, que chegava a tocar o solo, foi registrada em vídeo, gerando curiosidade entre a população local. 

O registro foi feito pelo delegado do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER), Albert Dieison Silveiro, momentos antes de um forte temporal atingir a região.

O meteorologista Piter Scheuer esclareceu que se trata de uma nuvem escudo associada a uma Cumulonimbus, capaz de se conectar ao solo devido à alta quantidade de vapor d'água presente na atmosfera. Ele destacou que, embora a nuvem não tenha rotação, é comum que seja seguida por ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora.

O temporal que sucedeu o aparecimento da nuvem causou diversos transtornos na cidade. Entre os incidentes registrados, destaca-se a queda de uma árvore sobre um carro na rua Sete de Setembro, resultando em ferimentos nos ocupantes do veículo.

O fenômeno meteorológico incomum observado em Chapecó nesta quinta-feira, com a aparição de uma nuvem gigantesca que tocava o solo, precedeu um dia de instabilidade climática na região. De acordo com o Climatempo, a previsão para o restante do dia em Chapecó e Santa Catarina inclui sol e muitas nuvens pela manhã, evoluindo para chuva e possíveis temporais à tarde. A noite deve permanecer chuvosa. As temperaturas na cidade variam entre 17°C e 25°C, e a umidade do ar pode alcançar até 92%. A expectativa de chuva é de 44mm ao longo do dia.

Para o restante do estado de Santa Catarina, a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) indica temperaturas variando entre 21°C e 28°C em diferentes regiões, com a possibilidade de chuva em algumas áreas.