A chegada de uma nova frente fria entre a tarde deste domingo (22) e a manhã de segunda-feira (23) deve provocar instabilidade em várias regiões de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, há risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais, principalmente nas áreas do Grande Oeste catarinense.
O alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) indica que os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros, com registros ainda maiores em pontos isolados. A previsão é de chuva intensa, com possibilidade de transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Com a virada do tempo prevista para a tarde de segunda-feira, o clima deve voltar a ficar firme. Isso ocorre com a aproximação de uma massa de ar seco e frio, que deve avançar sobre o estado, trazendo queda nas temperaturas.
Recomendações da Defesa Civil:
A orientação é que a população redobre a atenção durante o período de maior instabilidade. Em casos de temporais, a recomendação é procurar abrigo seguro, longe de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.
Em situações de vento forte, é importante evitar ficar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia, que podem representar risco de queda. Além disso, a Defesa Civil reforça que ruas alagadas, pontes e pontilhões submersos não devem ser atravessados em nenhuma hipótese, seja a pé ou com veículos.
A população pode acompanhar os avisos e orientações em tempo real pelo site da Defesa Civil de Santa Catarina ou por meio do aplicativo oficial, que emite alertas diretamente no celular.