Foto: Ronaldo Coutinho
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil provocou chuvas fortes em várias regiões e pode causar temporais durante a noite desta sexta-feira (8) e ao longo do sábado (9).
O meteorologista Ronaldo Coutinho alerta que o sistema está se deslocando para São Paulo e outras áreas do Sudeste, com a previsão de intensificação da chuva, especialmente na Grande São Paulo, ao longo das próximas horas.
A frente fria já provocou chuvas intensas em Joinville, no norte de Santa Catarina, e segue sua trajetória em direção ao interior de São Paulo. Coutinho destaca que, além da chuva forte, o tempo deve continuar instável em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com temporais que podem afetar áreas como Brasília, Goiânia e o Rio de Janeiro entre a sexta-feira e o sábado.
"A frente fria vai atravessar São Paulo, passando pela região de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com previsão de chuvas fortes entre essa sexta e sábado, e avança para o Espírito Santo e Bahia no domingo", explicou o meteorologista. Ele também apontou que o fenômeno poderá trazer mais chuva para o Tocantins e o norte da Bahia nos próximos dias.
Além das chuvas, a frente fria também será responsável pela queda de temperatura significativa no Sul do Brasil. Na manhã deste sábado (9) e domingo (10), cidades como São Joaquim, em Santa Catarina, poderão registrar temperaturas abaixo de zero, com a formação de geada em algumas áreas. O frio será sentido em toda a região Sul, com mínimas previstas em várias localidades e sensação térmica ainda mais baixa devido ao vento.
No litoral, a combinação de ventos fortes e as mudanças na pressão atmosférica causadas pela frente fria irão resultar em condições de mar agitado, com risco de ressaca, especialmente entre a sexta-feira e o sábado. O alerta é válido para as regiões costeiras do Sul e Sudeste, com destaque para as áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que devem enfrentar condições desfavoráveis para navegação.
De maneira geral, a frente fria trará um fim de semana marcado por tempo severo e queda de temperatura em boa parte do país. Os moradores das regiões afetadas devem estar preparados para chuvas intensas, quedas de temperatura e, no caso do Sul e Sudeste, um mar agitado, com risco de ressaca e navegação perigosa.