A Grande Florianópolis amanheceu em meio ao caos nesta terça-feira (9), com alagamentos em diversos bairros, interdições de vias importantes e alerta máximo emitido pela Defesa Civil devido ao avanço de um ciclone extratropical sobre o Estado.
Alagamentos atingem bairros e rodovias
Em São José, moradores do bairro Jardim Solemar relataram casas invadidas pela água. A situação também é delicada nas imediações da Avenida das Torres.
Já em Palhoça, vídeos mostram ruas completamente tomadas pela chuva na região da Barra do Aririú, com carros transitando em meio à água. Na BR-101, trecho da rodovia na região do MundoCar, em São José, registra lentidão e acúmulo de água.
BR-101 interditada em Biguaçu
Segundo a PRF, a faixa da direita da BR-101, no km 186 sentido Norte (Biguaçu), está interditada por excesso de água na pista. A concessionária Arteris está no local realizando sinalização, mas o tráfego já é afetado.
Curva das Bandeiras quase intransitável
Na Curva das Bandeiras, em Florianópolis, há meio metro de água sobre a pista, segundo informações repassadas pela equipe de imprensa da Prefeitura. Motoristas relatam retenções também na saída da ilha, com acúmulo de água atrapalhando o tráfego logo nas primeiras horas da manhã.
Ventos e risco de enxurradas
O ciclone extratropical em formação no Rio Grande do Sul deve se aprofundar ao longo do dia, provocando ventos de até 75 km/h no Litoral catarinense. A previsão da Defesa Civil indica chuva persistente, risco de enxurradas e alagamentos em diversos pontos da Grande Florianópolis.
A orientação é para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários, não enfrentem ruas alagadas e busquem abrigo seguro em caso de ventania. Em situações de emergência, os contatos são:
199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 192 (Samu).