Santa Catarina pode registrar a primeira neve de 2025 já nos próximos dias. Segundo modelos meteorológicos, há uma possibilidade real de uma nevasca intensa atingir pontos do estado na próxima quinta-feira (29).
O alerta partiu do modelo europeu ECMWF, divulgado pelo portal Conexão GeoClima, indicando a chance de neve até em áreas mais baixas, como Caxias do Sul, São José dos Ausentes, Lages, Urupema e Urubici. Caso a previsão se confirme, este pode ser um dos episódios de neve mais expressivos dos últimos anos no Sul do Brasil.
Defesa Civil em alerta
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina já monitora com atenção o avanço de uma frente fria, que deve provocar temporais entre terça (27) e quarta-feira (28), especialmente nas regiões do Grande Oeste.
Logo após, uma potente massa de ar seco e polar avança sobre o estado, derrubando as temperaturas e criando as condições ideais para o fenômeno.
De acordo com os meteorologistas, os termômetros devem registrar mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas de serra. A previsão inclui também sensação térmica negativa em várias regiões, com rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h.
Geada, congelamento e muito frio
Além da possibilidade de neve, o frio extremo pode causar geada ampla, até mesmo em regiões próximas ao litoral. Nas cidades de maior altitude, existe risco de congelamento de pistas, encanamentos e até veículos.
A Defesa Civil reforça que os catarinenses adotem cuidados redobrados, como:
- Atenção no uso de aquecedores e lareiras.
- Cuidados com animais de estimação e pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Cautela ao trafegar em rodovias de serra.
Vai nevar na sua cidade?
O modelo aponta o dia 29 de maio como data mais provável para ocorrência da neve, mas reforça que o fenômeno depende da combinação exata entre frio intenso, umidade e instabilidade. Portanto, a previsão pode mudar nas próximas atualizações, mas o cenário é considerado de alto potencial.
A Defesa Civil pede que a população acompanhe os boletins oficiais e mantenha atenção às condições do tempo.
Em caso de emergência, os contatos seguem ativos: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).