Uma família levou um susto ao encontrar uma cobra enrolada dentro de um sapato em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu recentemente e terminou com o resgate seguro do animal pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
O responsável pelo recolhimento foi o biólogo Gilberto Ademar Duwe. Em vídeo publicado nas redes sociais no último sábado (5), ele aparece batendo cuidadosamente os pares de calçados da casa. Ao chacoalhar um deles no chão, a cobra escorrega da parte interna e se revela diante das câmeras.
Segundo o biólogo, tratava-se de uma cobra da espécie conhecida popularmente como dormideira. O animal não representa perigo à saúde humana, pois não é peçonhento, mas pode ser facilmente confundido com jararacas, que são venenosas.
Durante o atendimento, Gilberto fez um alerta importante:
“Poderia ser uma cobra venenosa ali dentro. Sempre olhem dentro do calçado antes de usar. E não é só cobra que pode aparecer, mas também aranhas”, explicou o especialista.
A cobra resgatada alimenta-se, geralmente, de pequenos invertebrados como lesmas e costuma se abrigar em locais úmidos e escuros. Após o susto, o animal foi devolvido à natureza em uma área de mata preservada.
Situações como essa reforçam a importância de cuidados simples no dia a dia, principalmente em regiões de mata ou em períodos mais quentes, quando animais silvestres buscam abrigo em locais improváveis.