Três pinguins ganharam uma nova chance de vida em alto-mar próximo à ilha do Xavier, em Florianópolis, Santa Catarina. A ação foi conduzida pela equipe da Univali – Unidade Penha, dentro da temporada de migração de 2025.
De acordo com a universidade, os animais foram resgatados ainda em 2024, mas só agora estavam saudáveis para serem soltos. A soltura embarcada ajuda os pinguins a retomarem suas rotas migratórias, típicas desta época do ano.
Um dos pinguins foi encontrado na Ilha de Santa Catarina, em novembro, pelo PMP-BS/R3 Animal. O segundo foi resgatado na Ilha do Mel, no Paraná, por biólogos do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (@lecufpr) e levado para a R3 Animal, onde se juntou ao grupo.
O terceiro animal foi resgatado pelo PMP-BS/Univali (@univali.penha), tratado inicialmente em uma Unidade de Estabilização da instituição parceira, e posteriormente transferido para a R3 Animal para continuidade do cuidado.
Os profissionais envolvidos celebram a possibilidade de reintegrar os pinguins ao ambiente natural, especialmente no início da temporada de migração.