Relatório do IMA revela piora na qualidade da água nas praias de Santa Catarina

De acordo com o documento, o estado tem agora apenas 66,24% das praias próprias para banho

Relatório do IMA revela piora na qualidade da água nas praias de Santa Catarina

Reprodução/ NSC total

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira (10) o relatório semanal de balneabilidade do litoral de Santa Catarina, apontando uma piora na qualidade da água. De acordo com o documento, o estado tem agora apenas 66,24% das praias próprias para banho, dez locais a menos do que na análise anterior.

No total, foram analisados 237 pontos de balneabilidade, dos quais 157 estão aptos para receber banhistas. Entretanto, em comparação com o boletim da semana passada, 18 locais passaram da condição de próprio para impróprio e nove da condição de impróprio para próprio.

Florianópolis, a capital do estado, registrou uma queda na qualidade da água do litoral, com 71,26% dos locais avaliados adequados para banho, o que representa uma diminuição em relação ao relatório anterior. Apenas 62 pontos são considerados próprios para banho, dois a menos do que na análise anterior.

Entre as praias consideradas inadequadas para os banhistas estão Cachoeira do Bom Jesus, Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Ao todo, 87 pontos são analisados pelo instituto na capital.

Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do estado, tem oito pontos impróprios dos 15 locais de análise. A maioria deles está localizada na Praia Central, que é uma das maiores atrações da cidade.

Outras cidades do litoral catarinense também continuam com avaliações negativas sobre a qualidade da água em metade ou maioria dos pontos de análise, como Porto Belo, Governador Celso Ramos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Navegantes e Passos de Torres.

O relatório divulgado nesta sexta-feira (10) é o 16º da temporada de verão e contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários catarinenses. O programa de monitoramento do IMA é importante para garantir a segurança e a saúde dos banhistas que frequentam as praias do estado.