Uma nova massa de ar frio deve atingir Santa Catarina a partir desta sexta-feira (6), marcando a chegada da segunda onda de frio do ano no Estado. A previsão é que as temperaturas fiquem entre 5°C e 10°C nas regiões serranas e variem entre 10°C e 16°C nas demais áreas. O fenômeno, de acordo com a Defesa Civil e o Climatempo, deve persistir até o dia 14 de junho.
Antes da queda brusca nos termômetros, o tempo se torna instável já nesta quinta-feira (5), com a formação de uma frente fria que trará chuvas intensas, raios e risco moderado a muito alto de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de árvores e postes. As primeiras áreas afetadas devem ser as do Grande Oeste, com avanço das instabilidades para as demais regiões ao longo do dia.
As temperaturas nesta quinta devem permanecer amenas, com máximas oscilando entre 15°C e 22°C em todo o Estado. Já no fim de semana, a formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil mantém o tempo instável, com previsão de chuva e temporais isolados tanto no sábado (7) quanto no domingo (8). As temperaturas devem apresentar uma nova queda, reforçando o cenário de frio contínuo.
Diferente da primeira onda registrada no fim de maio, que foi marcada por recordes de temperatura e ocorrência de neve, esta deve ser menos intensa, porém mais duradoura. O Climatempo alerta que o período de frio persistente poderá influenciar nas condições climáticas de diversas regiões catarinenses até meados de junho.