Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
em Meio Ambiente

URGENTE: Novo ciclone chega a Santa Catarina e deixa Defesa Civil em alerta máximo

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 28/11/2022 18h08
Compartilhar:
A MetSul Meteorologia adverte que o cenário que se pode esperar nesta semana no estado de Santa Catarina é crítico pelo excesso de chuva

A MetSul Meteorologia adverte que o cenário que se pode esperar nesta semana no estado de Santa Catarina é crítico pelo excesso de chuva.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

Já choveu com volumes excepcionalmente altos em algumas localidades com inundações e rios fora do leito, e ainda se espera uma enorme quantidade de chuva por cair no decorrer da semana que agravará muito a situação no estado catarinense. Trata-se de um evento de instabilidade de muitos dias seguidos e que sequer chegou a sua metade.

Até o começo desta segunda-feira, os acumulados de chuva em 72 horas já atingiam 356 mm em Schroeder, 273 mm em Joinville, 238 mm em Benedito Novo, 223 mm em Luiz Alves e 217 mm em Jaraguá do Sul.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça-feira (29) um ciclone deve chegar ao Estado causando fortes chuvas da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No entanto, a atenção deve ser redobrada na quarta-feira (30), pois o ciclone se intensifica trazendo também fortes ventos e chuva intensa.

Nos últimos dias, as regiões mais atingidas pela chuvarada foram o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Os volumes mais extremos se se concentram, portanto, como vinha sendo alertado desde a semana passada pela MetSul, no setor Nordeste do território catarinense e em áreas ao Leste do estado da Grande Florianópolis para o Norte. A avaliação de que o cenário deve se tornar crítico baseia-se na avaliação da chuva que já caiu em grande quantidade e a persistência da instabilidade ainda por muitos dias com acumulados altíssimos que vão se somar aos muito elevados volumes já registrados.

Com isso, o solo ficará saturado com risco máximo de deslizamentos de terra e os níveis dos rios tendem a subir ainda mais com maior número de pessoas afetadas por inundações e enchentes. Trata-se de um cenário extremamente preocupante o que se desenha para esta semana em Santa Catarina a partir do que indicam os modelos numéricos. O tempo não vai firmar nesta semana e se prognostica chuva todos os dias nas áreas mais castigadas pela instabilidade no Leste e no Nordeste catarinense, embora se preveja a diminuição da chuva e intervalos com melhoria no final da semana.

A chuva que ocorre em Santa Catarina tem forte componente orográfico pela interação do vento que vem do mar com o relevo local da Serra do Mar. O vento de Leste a Nordeste vem carregado de umidade e traz chuva. O ar úmido oceânico ao encontrar a barreira física dos morros e montanhas acaba ascendendo na atmosfera. Quanto mais alto na atmosfera, mais frio. E o ar úmido, ao se elevar, acaba encontrando ar mais frio e termina por se condensar, gerando nuvens e chuva. Este tipo de chuva é chamado de orográfica ou induzida pelo relevo, e costuma trazer elevados volumes

Os dados dos modelos indicam que as correntes de vento do mar para o continente deverão prosseguir nesta semana em direção ao Leste de Santa Catarina, o que explica o porquê de a chuva prosseguir e com tendência de aumento significativo das precipitações também no Sul catarinense.

O grande ponto de preocupação está nos acumulados que são indicados para esta semana em Santa Catarina. Aos mais de 200 mm a 300 mm que já caíram em diversos municípios do Nordeste catarinense, a semana poderá trazer acumulados adicionais de 200 mm a 400 mm. O modelo europeu, por exemplo, projeta para esta semana 200 mm a 250 mm para a área de Joinville e 150 mm a 200 mm para a região de Florianópolis.

Com informações da MetSul e SCC10

Seção de Título com Linha

Destaques

Política

Em Santa Catarina, político corrupto vai pra cadeia; no Maranhão, o Gaeco pede exoneração

Em Santa Catarina, quando um prefeito é preso, a Polícia Civil segue investigando, o Ministério Público sustenta a acusação e o Judiciário decide. No Maranhão, diante de um dos maiores escândalos recentes, o Gaeco foi forçado a jogar a toalha.

Geral

Praia de Tijucas recebe jogos de verão, shows e luau no mês de janeiro

Segurança

Busca termina em luto: criança é encontrada sem vida após dez dias de buscas

Geral

Do MPSC para a prefeitura: ex-assistente de promotoria vira Procurador-Geral de Tijucas

Política

Sobrinho do governador Jorginho Mello é nomeado Secretário de Segurança Pública de Tijucas

Segurança

Batida violenta entre caminhões mata motorista e fecha totalmente a BR-282 em Águas Mornas

Meio Ambiente

Espécie invasora ameaça Florianópolis e biólogos entram em ação: ‘fim da praga’

Seção de Título com Linha

em Tijucas

Geral

Do MPSC para a prefeitura: ex-assistente de promotoria vira Procurador-Geral de Tijucas

A escolha foi feita pelo prefeito e integra um movimento mais amplo de reorganização institucional

Política

Sobrinho do governador Jorginho Mello é nomeado Secretário de Segurança Pública de Tijucas

Segurança

“Chega de randandandan”: Tijucas declara ‘guerra’ ás motos com escapamento adulterado

Segurança

‘Ficou mais de 10 anos preso’: criminoso morto em Tijucas tentou matar jovem em assalto

Segurança

PMSC neutraliza traficante em Tijucas após confronto e manda recado ao crime: ‘não vão se criar’

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente