A tradicional Oktoberfest de Blumenau, um dos maiores eventos culturais do Brasil e a maior celebração alemã das Américas, foi abruptamente suspensa devido a uma previsão alarmante de catástrofe climática. A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco de alagamentos, enxurradas e inundações em praticamente todo o estado.
CLIQUE E LEIA TAMBÉM: “Previsão de desastre em SC”, alerta Ronaldo Coutinho com previsão preocupante
O rio Itajaí-Açu, que corta a cidade de Blumenau, está com 7 metros e 9 centímetros e deve atingir 12 metros acima de seu nível normal neste fim de semana. A previsão indica chuvas volumosas a partir de sexta-feira, dia 6 de outubro, com um pico esperado no domingo, dia 8, de um acumulado entre 100 e 150 milímetros. Com a cota de 12 metros, mais de 600 pontos da cidade ficarão inundados, afetando mais de 10 mil imóveis e 38,5 mil pessoas.
Receba notícias pelo WhatsApp do Jornal Razão! Clique aqui para entrar no grupo gratuitamente!
Inspirada no evento de Munique, na Alemanha, a Oktoberfest de Blumenau foi criada como uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade, especialmente após as grandes enchentes que atingiram a cidade em 1983 e 1984. O evento não apenas se tornou um marco cultural, mas também uma demonstração de resiliência da comunidade local.
A prefeitura de Blumenau deve anunciar medidas adicionais nas próximas horas, seguindo a cautela que sempre caracterizou suas decisões em momentos delicados. A Oktoberfest deve ser retomada na semana seguinte, caso as condições climáticas permitam. Segundo a organização, a festa então será prorrogada por mais uma semana e deve ir até o dia 29 de outubro.