15202912083430.png
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


ESPECIAL

Grupo Koch torna-se a maior rede supermercadista de SC

O sucesso do Grupo Koch foi mais uma vez destaque em todo o Brasil com a divulgação do Ranking Abras 2021, que apontou crescimento de 53% da rede.

A família Koch inaugurou seu primeiro supermercado em Tijucas, em setembro de 1994. Hoje com 35 lojas distribuídas em 20 municípios de Santa Catarina, a companhia saiu da 20ª para a 16ª colocação, sendo este o salto mais expressivo entre as 20 maiores do país.

O Grupo Koch, inclusive, passou a ser a maior rede supermercadista sediada em Santa Catarina, de acordo com o Ranking. Para entendermos a receita deste sucesso, o Jornal Razão conversou com Jeralci Barcelos, Gerente de Marketing da rede e figura de confiança dos irmãos Koch.

RAZÃO: O Grupo Koch é muito querido pela comunidade regional. Como foi para vocês receber o reconhecimento da Abras como líder catarinense?

JERALCI BARCELOS: É um prazer imenso estar aqui representando o grupo Koch, falando um pouquinho de nossa história, desta trajetória maravilhosa que iniciou no município de Tijucas. Para nós a divulgação por parte da Abras foi uma grata surpresa. Tivemos um período há não muito tempo em que ocupávamos a 62° posição, há cinco anos. De lá pra cá, estamos galgando posições a passos largos. Por trás deste resultado há muito trabalho e dedicação de nosso time.

RAZÃO: Como funciona o ranking Abras?

JERALCI: O ranking Abras acontece anualmente e representa o resultado do ano anterior. São coletados os dados de faturamento por m², número de lojas, colaboradores, enfim. Se tratando da principal instituição de redes supermercadistas do país, os dados pós compilados passam por avaliação, de acordo com o desempenho de um ano para o outro. Com base nisso, criou-se o ranking de crescimento em posições, onde o grupo Koch pode chegar a ser o primeiro do país, e com certeza este dia chegará. No momento somos o primeiro do estado. Em 2020, somado todas as bandeiras, pois atuamos no e-commerce, atacarejo, varejo e express, nosso faturamento foi de R$ 3,2 bilhões.

RAZÃO: O Grupo Koch está presente em quantas cidades catarinenses?

JERALCI BARCELOS: Estamos presentes em 20 municípios de Santa Catarina. Temos algumas cidades com mais de uma loja, como é o caso de Tijucas, onde temos quatro unidades, bem como Itapema, com o mesmo número de lojas. São 35 lojas espalhadas no estado. A projeção para este ano, de acordo com nosso plano de expansão, é de inaugurar mais dez lojas.

RAZÃO: Expandir para fora do Estado é uma pretensão da Rede Koch?

JERALCI BARCELOS: O Grupo Koch tem um modelo de expansão audaz. Esse ano nosso plano de expansão prevê apenas Santa Catarina. Já para o ano que vem, pode ser que a resposta seja diferente. Nosso projeto é bastante arrojado, e é provável que isto aconteça. SC ainda possuí muito espaço para crescermos e expandirmos. A cada nova unidade, nosso investimento médio é de R$ 20 milhões.


Vereador Rudnei de Amorim entregou moção de aplausos para o Grupo Koch

RAZÃO: Atualmente o Grupo Koch conta com quantos colaboradores?

JERALCI BARCELOS: No ano passado completamos o ano com a geração de 1.000 novas vagas de trabalho. Para 2021 projetamos chegar a 6 mil colaboradores. Isso considerando as lojas abertas. A partir de cada nova unidade colocamos à disposição do município onde inauguramos pelo menos 200 novas vagas diretas e pelo menos mais 600 indiretas, tendo em vista que também possibilitamos a abertura de outros comércios, pois cada unidade conta com cerca de sete salas comerciais à disposição.

RAZÃO: Vocês investem na qualificação dos profissionais do Koch?

JERALCI BARCELOS: Com certeza! Nós inclusive temos uma escola dentro do grupo Koch. Trata-se de um projeto bem estruturado. Quando o colaborador entra, é treinado, por exemplo, na produção de padaria, até que garante estar preparado para assumir o departamento para o qual foi contratado. Nosso RH oferece constante reciclagem, cursos e tudo o que mais é preciso para o colaborador alcançar o melhor nível possível de profissionalismo.

RAZÃO: A pandemia afetou os negócios?

JERALCI BARCELOS: Temos uma grande responsabilidade, isso tem que ficar claro. Nosso setor é essencial, como foi tratado em toda a pandemia. Por isso, precisamos ter um grande cuidado com a prática de preços. Somos conhecidos por equilibrar esta questão, inclusive nosso propósito é proporcionar aos nossos clientes uma experiência de compra agradável à preço justo. Crescemos de maneira necessária por conta da procura. É preciso que fique claro: por conta das restrições que afetaram por exemplo os restaurantes, automaticamente as redes varejistas tiveram uma procura maior. Mas isso por conta de uma necessidade especial, pois o consumidor já estava habituado a sair para comer fora, e não pôde fazer mais. Gente que não sabia fazer nada na cozinha acabou aprendendo a cozinhar.

RAZÃO: De fato ocorre a circulação de mais de 250 carretas com mercadorias oriundas do CD Koch, em Tijucas?

JERALCI BARCELOS: Sim, procede. Nossa previsão é chegar a 700 carretas por dia. Inclusive, por conta disto, estamos ampliando nosso Centro de Distribuição. Hoje todo o perecível é descarregado lá e boa parte da mercearia seca. Bazar, além de alguns produtos mais pontuais, são entregues diretamente de loja em loja.

RAZÃO: Que mensagem você deixa aos leitores do Jornal Razão?

JERALCI BARCELOS: É sempre um prazer poder levar a mensagem do grupo, desta rede, que iniciou sua história em Tijucas. Sabemos do carinho que eles têm pela cidade, que foi berço do desenvolvimento do Koch. Essa maravilhosa região vem crescendo exponencialmente pela calorosa forma que recebe quem aqui investe. O Antônio conta que todas as vezes que montavam a estrutura em Tijucas quando começaram no município, várias famílias levavam garrafas de café para que pudessem ter um dia perfeito em sua frente de trabalho. Com toda a certeza, em nome do grupo Koch, desejo parabéns aos munícipes e sucesso aos empresários que colaboram para tornar Tijucas um polo industrial e comercial. Muito obrigado pela recepção do Jornal Razão e sejam sempre muito bem vindos na casa dos irmãos Koch, Antônio, Albano, Geraldo, Sebastião e José Koch.







ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 27 de junho

Capa