15202912083430.png

COMUNIDADE

Escola de Tijucas precisa de reforma urgente

Por Lorran Barentin / Jornal Razão

Professores, pais e alunos da Escola de Educação Básica Olívia Bastos procuraram nos últimos dias a redação do Jornal Razão para que um pedido da comunidade seja levado ao conhecimento das autoridades estaduais. Isso porque a Olívia Bastos é uma escola estadual, ou seja, à cargo do Governo do Estado, mais precisamente da Secretaria de Estado da Educação. Desta forma, não é possível uma intervenção por parte da prefeitura de Tijucas para solucionar os problemas em pauta.

Desde que Tijucas e região foram afetadas pelo trágico Ciclone Bomba, em junho de 2020, os problemas estruturais da escola foram ainda mais agravados. Infiltrações e falta de tinta nas paredes são os menores problemas. A principal reivindicação dos estudantes, pais e equipe pedagógica é a reforma do Ginásio de Esportes, que não é utilizado apenas para as práticas esportivas, mas também para exposições culturais e artísticas de iniciativa dos docentes. Eventos que visam arrecadar dinheiro para que a diretoria, por conta própria, tome algumas medidas de urgência para proporcionar um ambiente mais confortável aos alunos, também eram realizados no espaço.

O Ciclone Bomba arrancou a maior parte da cobertura e a danificou quase que totalmente. É muito perigoso entrar no local para fazer uma simples limpeza, pois ainda hoje dejetos caem do teto e podem acabar acertando alguém.

As salas de aula parecem verdadeiras pistas de skate por conta das elevadas inclinações no piso, já bastante danificado e uma delas está com a parede cedendo. Várias janelas estão emperradas e os professores e alunos não conseguem abrir ou fechar

O Jornal Razão apurou que, desde a troca do governo, quando Carlos Moisés assumiu como Governador de Santa Catarina, anualmente ocorrem manutenções nas escolas catarinenses.

Em 2019 houve a divulgação de uma lista de escolas contempladas no Vale do Rio Tijucas com uma reforma estrutural, entretanto, até hoje nenhuma medida foi tomada e estes tão sonhados reparos nunca ocorreram.

Por conta da falta do ginásio, as aulas de educação física precisaram ser inteligentemente adaptadas pelos profissionais da escola, que lamentam o fato. Em dia de sol forte na Nova Descoberta, fica praticamente impossível a prática de esportes ao ar livre.

Apesar da deficiência da escola, a unidade lançou um concurso interno de desenho que está sendo um sucesso. O melhor desenho inclusive receberá um troféu simbólico acompanhado de um prêmio. Remando contra a maré, a Olívia Bastos segue referência no ensino no Vale do Rio Tijucas e pede a interferência das lideranças politicas e autoridades do município, no sentido de reivindicarem a imediata adoção de providências visando equacionar esse lamentável cenário.

Continue lendo






ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa