15202912083430.png
CIDADES

Moradores de São João Batista reclamam de falta de água constante

Por Daiane Valentin / Jornal Razão
Foto: Reprodução/PMSJB

Moradores e trabalhadores do bairro Ribanceira do Sul, em São João Batista, entraram em contato com a equipe do Jornal Razão para relatar um problema constante: a falta de água.

Segundo as informações repassadas, há cerca de um mês a população vem enfrentando problemas no abastecimento, com falta de água diariamente.

Há ainda relatos de trabalhadores da construção civil que estão tendo dificuldades durante as obras.

Os moradores cobram soluções efetivas do Sisam (Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal) e reivindicam um melhor planejamento para o abastecimento de água, principalmente no verão, quando o consumo aumenta.

Os batistenses relatam ainda que registraram reclamações junto à ouvidoria do Sisam. Durante o atendimento, eles foram informados de que o sistema estava em manutenção e que precisariam aguardar para a normalização do fornecimento.

Procurada pela equipe do Jornal Razão, a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa, afirmou que há instabilidade na distribuição de água desde a primeira semana de dezembro de 2021.

Ela explicou que um dos motivos é o consumo elevado neste período mais quente do ano. Segundo a diretora-executiva, a falha na distribuição foi registrada em apenas alguns pontos da cidade, nas regiões do bairro Ribanceira do Sul, Loteamento Ramos e Arataca.

Outro motivo atribuído por Andréia foi a estiagem, que prejudicou a captação de água. De acordo com ela, a distribuição de água que deveria ser de 100 litros/segundo, ficou em apenas 82 l/s e as equipes do Sisam vinham procurando solução para a normalização do abastecimento.

Andréia relata que houve outras dificuldades na semana passada, após uma enxurrada ter aumentado a vazão na captação.

No entanto, ela ressalta que o problema foi resolvido e já neste início de semana não havia falhas no abastecimento. Entretanto, moradores relataram à nossa equipe que ainda tiveram falta de água.

"É importante dizer que só foram atingidos os moradores que não têm caixa d'água, que é determinada por lei", afirma Andréia.

Medidas

A diretora-executiva do Sisam afirmou ainda que a instalação de uma bomba pressurizadora na adutora que leva a água da barragem de captação no Ribeirão da Vargem Pequena até a Estação de Tratamento, no centro, irá auxiliar para que a população não sofra falta de água em situações emergenciais, como a ocorrida na semana passada.

Os trabalhos de implantação devem ser finalizados entre 15 e 20 dias, mas Andréia explica que a bomba só será utilizada quando houver baixa no fornecimento de água, já que o problema principal de captação e distribuição já está resolvido.

"Nossa previsão é que não falte mais água durante os próximos dias".

Reclamações

O Sisam disponibiliza dois números de plantão para os consumidores: (48) 3265 4515 e (48) 9 8482 2156, que também é WhatsApp.

Andréia afirma que quando há manutenções de rede e outras obras, a informação é divulgada pelo site do Sisam e nos meios de comunicação.

Ainda assim as informações são repassadas, segundo ela, aos consumidores que entram em contato pelos números de plantão.

A diretora-executiva esclarece ainda que algumas vezes o problema está no próprio imóvel e que o morador sempre precisa verificar o relógio antes de entrar em contato com o Sisam.

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo






ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa