15202912083430.png
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


SAÚDE

Quando a ansiedade é considerada normal? Psicóloga de Tijucas explica!

Foto: A psicóloga Edna Bento (CRP-12/17492) atende na Clinivati, em Tijucas e FisioQualité, em Palhoça

Diferente do que muita gente pensa, você sabia que a ansiedade pode ser considerada normal? Não, você não leu errado. É isso mesmo, normal!

Primeiramente é importante entendermos que a ansiedade é natural para todos os seres humanos e funciona como um mecanismo de proteção quando entramos em estado de perigo ou alerta.

Partindo desse pressuposto, a ansiedade pode ser considerada normal quando existe uma causa aparente, um motivo específico e não exige grande esforço para superá-la.

Todos nós já vivenciamos momentos que desencadearam ansiedade, não é mesmo? Podemos exemplificar uma situação normal, que é quando realizamos uma prova e ficamos ansiosos com o conteúdo ou com a nota; quando precisamos realizar uma apresentação em público, dentre outras inúmeras situações corriqueiras do dia a dia.

Todavia, existe também a ansiedade patológica, que preocupa nós psicólogos e precisa ser tratada. Ela é diagnosticada quando não existe um motivo específico e apresentamos dificuldade para controlá-la. Além disso, é caracterizada por pensamentos e preocupações excessivas, antecipações que podem causar resultados catastróficos, com medo associado a sintomas fisiológicos (palpitação, falta de ar, tremores..), além de muita aflição. O seu principal problema é que com ela, começamos a enfrentar problemas em nossa vida pessoal, profissional e social.

A Psicoterapia Cognitivo Comportamental desempenha um papel importantíssimo na evolução positiva dos quadros de ansiedade, pois a mesma trabalha em conjunto com o paciente, favorecendo um maior autoconhecimento de si, dos gatilhos emocionais que desencadeiam as crises, a origem dos pensamentos automáticos e as crenças que corroboram para a manutenção do quadro disfuncional. Além disso, utiliza-se a psicoeducação e estratégias de enfrentamento de acordo com a demanda do paciente.

Quando você se sentir prejudicado com sinais e sintomas de ansiedade, busque ajuda! Atendo pessoalmente em Tijucas, na Clínica Clinivati, em Palhoça e Governador na FisioQualité e para todo o Brasil de forma on-line.

Mais informações pelo Instagram @ednabento_psi ou pelo WhatsApp 48 9189-3131.







ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 27 de junho

Capa