Escola de Tijucas encanta crianças com incrível projeto de leitura

“Onde está senhor Vareta? Alguém sabe, alguém viu?” – uma história que surgiu dentro do CEI Maria Helena Machado, em atividade lúdica alusiva ao Dia da Família, e que se tornou uma homenagem aos 162 de Tijucas, comemorados na segunda-feira (13)

Escola de Tijucas encanta crianças com incrível projeto de leitura

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

“Onde está senhor Vareta? Alguém sabe, alguém viu?” – uma história que surgiu dentro do CEI Maria Helena Machado, em atividade lúdica alusiva ao Dia da Família, e que se tornou uma homenagem aos 162 de Tijucas, comemorados na segunda-feira (13).

Izabel dos Anjos Marques, diretora do Centro de Educação Infantil, e Cíntia Érica Pinto, coordenadora da instituição, relatam que a história surpreendente foi inspirada no livro “Sr. Vareta”, dos autores Julia Donaldson e Axel Scheffler.

“Nossa ideia era trabalhar com os alunos e familiares o amor e o valor da família, contando a história do senhor Vareta, um graveto que se perde de sua casa e enfrenta diversas dificuldades”, explica Cíntia.

A história emocionou e motivou os familiares e, junto aos alunos que têm entre 4 e 6 anos, foram confeccionados diversos “senhores varetas”.

A perseverança e o amor pela família fizeram o senhor Vareta vencer os obstáculos para chegar até sua família e a história lúdica ultrapassou as fronteiras da unidade escolar, levando educação, cultura e ressaltando a importância da leitura e da imaginação.

“Como a magia vai além do quadro e giz, resolvemos dar vida ao personagem e homenagear nossa cidade”, ressalta a diretora Izabel.

O graveto, ou melhor, o Sr. Vareta ganhou vida através do encanto e magia da Fadinha Bela, que veio de um outro livro infantil, de uma escritora catarinense.

Sr. Vareta, interpretado por Juliana Umbelino, auxiliar de vida escolar do CEI Maria Helena, começou a percorrer os pontos turísticos de Tijucas, em busca de sua família.

“Com as fotografias e essa passagem do Sr. Vareta, estamos ensinando a nossas crianças e adultos sobre Tijucas, a importância histórica de cada local e promovendo atividades lúdicas com toda a comunidade, envolvendo outras escolas, empresas e instituições”, relata Cíntia.

O personagem está sendo acompanhado pela Fadinha Bela, interpretada por Maria Luiza Muraro Andregtoni, auxiliar de sala no Centro Infantil.

“Por onde temos passado, crianças e adultos se encantam e revivem suas próprias histórias familiares e alegrias com o Sr. Vareta e a Fadinha Bela”, conta Maria Luiza.

O CEI Maria Helena Machado fica no bairro Praça e foi justamente próximo à unidade escolar que um dos momentos mais emocionantes foi registrado.

Dona Solange de Souza, moradora do bairro, não tem nenhuma ligação com o CEI, mas acompanha as aventuras do Sr. Vareta pelas redes sociais da instituição.

Em um dos comentários, dona Solange contou que gostaria de conhecer o Sr. Vareta pessoalmente. Com seus poderes, a Fadinha Bela tornou o desejo realidade e a visita à moradora emocionou a equipe escolar.

A Cerâmica Portobello, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação estão entre os locais percorridos pelo Sr. Vareta.

“Em cada lugar que passamos, sempre há pais, aluninhos, avós, e comunidade em geral que reconhece o Sr. Vareta e pede para tirar uma foto”, conta Juliana, que dá vida ao personagem.

As aventuras do Sr. Vareta e da Fadinha Bela por Tijucas continuam e mostram, de maneira lúdica e educativa, como o amor e carinho das famílias tijuquenses são importantes para a construção do município, pois a história de um lugar é também a história das pessoas que nele vivem, amam e constroem suas famílias.

Fonte: Daiane Valentin / Jornal Razão