Anitta anuncia que está com “doença do beijo”

Médicos, porém, dizem que não existe motivo para preocupação

Anitta anuncia que está com “doença do beijo”

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A cantora Anitta revelou durante um evento que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como “a doença do beijo”.

A mononucleose é transmitida, principalmente, pela saliva. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, existem outras formas de transmissão. Por exemplo, compartilhar objetos pessoais, como escova de dentes e talheres, com uma pessoa infectada.

A doença pode causar dor de garganta, febre, mal estar, inchaço nos gânglios especialmente, no pescoço e manchas pelo corpo. Nos casos mais graves que são raros há risco de inflamação do fígado e aumento do baço. Os sintomas costumam desaparecer em até quatro semanas, de forma espontânea.

"Acomete principalmente crianças e adolescentes. Mais de cinquenta por cento das crianças que chegam a dez anos de idade entraram em contato com o vírus", diz o infectologista Renato Kfouri.

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, chegou a apontar que portadores do vírus epstein-barr têm mais chances de desenvolver esclerose múltipla, uma grave doença degenerativa. Mas, para este infectologista, diretor da sociedade brasileira de imunizações, essa associação entre o vírus e a esclerose múltipla, como disse Anitta, não se confirma.