Asteroide perigoso passará muito perto da Terra na noite desta quinta

Do tamanho de um ônibus, a rocha espacial passará pelo extremo sul da América do Sul

Asteroide perigoso passará muito perto da Terra na noite desta quinta

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um asteroide com diâmetro estimado de 3,7 a 8,2 metros de comprimento passará a uma distância pequena da Terra no dia (26).

De acordo com o responsável pelo Virtual Telescope Project, o astrofísico italiano Gianluca Masi, o asteroide "passará a menos de 10 mil km do centro do nosso planeta" - o que equivale a uma distância menor do que a entre o planeta e a Lua.

Segundo astrofísico, este é o terceiro corpo celeste a passar próximo da Terra só neste ano e o quarto mais próximo já registrado.

Os astrônomos esclarecem que este asteroide pertence ao chamado grupo de asteroides Apollo, que compreende corpos celestes potencialmente perigosos para o planeta Terra devido ao risco de um impacto. No entanto, felizmente, com base nos últimos cálculos de órbita de alta precisão realizados pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, a passagem do asteroide 2023 BU não afetará o planeta em absolutamente nada.

O asteroide chamado 2023 BU terá o pico de aproximação às 19h17 (horário de Brasília) com uma variação de duas horas para mais ou para menos. O corpo celeste foi avistado pela primeira vez pelo engenheiro e astrônomo Gennadiy Borisov em 21 de janeiro a partir de um observatório da Crimeia.

As pessoas podem acompanhar imagens da passagem do asteroide 2023 BU próxima da Terra em uma transmissão ao vivo, nesta quinta-feira (26), no site do Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual). O serviço é prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, e fará imagens a partir das 16h15 pelo link .