Governo de SC anuncia decreto de situação de emergência em função das fortes chuvas

Medida prevê mais agilidade no atendimento aos municípios afetados

Governo de SC anuncia decreto de situação de emergência em função das fortes chuvas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.


O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na última quinta-feira, 1º, após as fortes chuvas causarem inundações, deslizamentos e o bloqueio de rodovias.

A decisão, segundo o governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos), permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados.

“O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças”, afirmou o chefe do executivo estadual.

Com um acumulado que supera os 600 milímetros de chuvas desde o início da semana em alguns pontos, segundo o Metsul, cidades da grande Florianópolis ficaram parcialmente debaixo d'água.

Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos, além de muitas pessoas desalojadas e desabrigadas. Também foram registrados dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico.

O secretário-chefe da Defesa Civil estadual, David Busarello, reforçou que além de toda estrutura do governo do estado estar trabalhando, cinco aeronaves estão disponíveis e atuando junto aos municípios, resgatando pessoas, fazendo todo trabalho que é prioridade no momento, que é salvar vidas.