URGENTE. Policia Federal e PM deflagram operação em Tijucas e Itapema

Bandido está envolvido no assassinato de Policial Federal em Bocaina, cidade que servia como rota de pousos e decolagens de aviões carregados com drogas que saiam da Bolívia, entravam no Paraguai e tinham como destino a região de Campinas.

URGENTE. Policia Federal e PM deflagram operação em Tijucas e Itapema

Reprodução / PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, deflagra na manhã de hoje, 16/08/2022, a OPERAÇÃO LEGADO, visando o cumprimento de um mandado de prisão e de quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapema/SC e Tijucas/SC. 

O mandado de prisão foi cumprido em desfavor de narcotraficante com forte atuação nos Estados do Sul do país e em São Paulo, sendo que havia sido colocado em liberdade em dezembro/2021, após cumprimento de pena decorrente de condenação definitiva como líder de organização criminosa que atuava no tráfico internacional de entorpecentes.

O preso também cumpria pena por envolvimento no homicídio do Agente de Polícia Federal FÁBIO RICARDO PAIVA LUCIANO, ocorrido em Bocaina/SP no ano de 2013, sendo que logo após sair indevidamente em liberdade o criminoso passou a executar atos de lavagem dinheiro, como a aquisição de imóveis, inclusive utilizando-se de uma empresa por si constituída em 2014, ano de sua prisão, para administração de bens.

O preso foi colocado em liberdade por equívoco, já que fora desconsiderado outro mandado de prisão expedido em seu desfavor, o qual foi hoje cumprido.

Os mandados de busca e outras medidas deferidas judicialmente, como quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático, visam exatamente a busca de mais provas da prática dos crimes de lavagem de dinheiro e também da possível manutenção da atuação do preso como líder de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.

O nome da operação decorre do fato de seu envolvimento na morte de policial federal que atuou na investigação que levou a sua prisão e condenação.

Na época, o referido policial foi morto pelo bandido numa troca de tiros. O PF foi atingido por disparos de fuzil no momento em que agentes interceptaram um avião carregado com cocaína. 

Este homicídio motivou o mandado de prisão em aberto em seu desfavor, cujas diligências para seu cumprimento levaram à descoberta do crime de lavagem de dinheiro e da possível ininterrupta atuação no tráfico de drogas, mesmo durante o período em que permaneceu encarcerado.

Durante a operação foram apreendidas 03 armas de fogo, documentos e veículos.

A operação contou com equipes do 31° Batalhão e do 12 Batalhão. A operação envolveu cerca 30 polícias.

Fonte: Jornal Razão