Tijucas perde uma ilustre filha da “Terra Querida”

Aos 73 anos, ela fez a passagem na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2023. Corajosa, aguerrida, lutou por três anos contra um câncer muito agressivo. Descansou.

Tijucas perde uma ilustre filha da “Terra Querida”

Reprodução / Arquivo pessoal

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

“Filhos da Terra Querida, onde o Tijucas desliza”. O município cresceu e se diversificou muito. Quantos dos novos moradores da Capital do Vale, de fato, conhecem o Hino de Tijucas? Poucos. Menos ainda são os que compreendem o seu enredo.

Uma das pessoas que não apenas compreendia, mas também fazia ser compreendido pelas novas e vindouras gerações, era a jornalista Nícia Cherem Ribas.

A primeira dos dezoito netos da Vó Maria, como era carinhosamente conhecida a herdeira da família Gallotti, Maria Gallotti Peixoto, Nícia Cherem Ribas nasceu no casarão de Tijucas, em 1950.

Nícia dedicou sua vida ao resgate histórico e cultural dos pormenores da rica jornada do italiano Benjamim Gallotti, que se funde a história da própria Tijucas. Autora de livros e inúmeros artigos sobre a então São Sebastião do Tijucas Grande, Nícia Cherem foi peça fundamental para a preservação das memórias da Capital do Vale.

Uma das grandes amigas do fundador do JR, Leopoldo Barentin, Nícia partilhou seus conhecimentos em incontáveis páginas do mais longevo veículo de comunicação do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda: o Jornal Razão.

Entre as publicações de destaque de Nícia Cherem Ribas, estão os livros "Entre, a Casa é Tua!", que resgata histórias da Casa de Tijucas e da Família Gallotti, além do livro "Delícias da Casa da Vó", que conta receitas e histórias de Maria Gallotti Peixoto. Ambos estão à disposição no Casarão Gallotti. 

Indubitavelmente, Nícia e Leopoldo terão muitas estórias e histórias para desfrutarem do justo descanso ao lado do Criador. Que Deus ampare e conforte a família desta ilustre tijuquense.