Em meio à dor da despedida de seu pai, Nilto Mannrich, o ex-prefeito e atual candidato ao cargo pelo MDB de Tijucas, Elmis Mannrich, se viu bombardeado por ligações e mensagens de centenas de pessoas.
A notícia correu rápido pelos bastidores e se espalhou como pólvora pelo WhatsApp. “Chegaram a dizer que o Alexandre de Moraes cassou minha candidatura. Um absurdo”, disse Elmis ao Jornal Razão.
O movimento de compartilhamento em massa nas redes sociais causou revolta em apoiadores do MDB, principalmente por suspeitas sobre a origem do ‘disparo’.
Mannrich, assim como a grande maioria dos políticos que já ocuparam cargos de chefia no executivo de municípios brasileiros, enfrentou uma série de processos ao longo dos anos. É algo extremamente comum, e não significa que o político seja corrupto ou qualquer outra coisa do tipo.
Um desses processos resultou numa decisão judicial que poderia afastá-lo da disputa eleitoral de 2024. Todavia, segundo entendimento do TJSC através de uma decisão concedida por desembargador catarinense, Elmis está apto e elegível para participar da disputa de 2024.
O que é verdade: sim, de fato o Ministério Público Eleitoral de Tijucas discordou da decisão do TJSC e entrou com um pedido para impugnar a candidatura da coligação composta pelo MDB e PDT. A manifestação ainda deverá ser apreciada para posterior decisão do Poder Judiciário.
Todavia, é mentira que Elmis esteja, neste exato momento, fora da disputa. Também é falsa a informação de que ‘Xandão’ teria pedido a ‘cabeça’ de Mannrich.