Decisão histórica tira direito ao aborto legal nos EUA

A Suprema Corte bateu o martelo nesta sexta-feira (24).

Decisão histórica tira direito ao aborto legal nos EUA

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Decisão inédita deve tornar aborto ilegal em boa parte dos Estados Unidos. A Suprema Corte bateu o martelo nesta sexta-feira (24). O aborto era considerado direito há 49 anos e a mudança traz grandes impactos para a vida das mulheres e para a política americana.

Por maioria de 6 votos a 3, a corte considerou como válida uma lei criada no Mississipi em 2018, que veta a interrupção da gravidez após a 15ª semana de gestação, mesmo em caso de estupro. Ou seja, a mudança não proíbe de fato o aborto, mas abre espaço para que um dos estados do país adote vetos locais.

Desde os anos 70, a interrupção da gravidez era relacionada com o direito à privacidade, considerando que os governos não poderiam interferir em uma escolha íntima da mulher – de manter ou não uma gestação.

O direito à privacidade é garantido por duas emendas à Constituição dos EUA, a 9ª e a 14ª. No processo atual, chamado de Dobbs vs. Jackson Women's Health Organization, a maioria dos magistrados adotou posição oposta e considerou que relacionar o procedimento com o direito à privacidade não faz sentido.

Dessa forma, estados com governos conservadores, como Texas e Flórida, devem extinguir esse direito de suas moradoras, enquanto regiões sob comando de progressistas, como Califórnia e Nova York, manterão.

A mudança deve afetar especialmente as mulheres mais pobres dos estados conservadores, pois elas têm menos condições para viajar até outro estado onde o procedimento é autorizado.

Projeções feitas pela imprensa americana apontam que ao menos 23 estados devem banir o aborto de modo quase completo após a decisão da Suprema Corte. Nos últimos anos, vários estados governados por republicanos tomaram medidas para dificultar o acesso ao procedimento, em um esforço para ir corroendo esse direito aos poucos.

O fim do direito ao aborto já era esperado desde o começo de maio, quando um rascunho da decisão sobre o tema foi revelado pelo site ‘Politico’. Depois disso, houve uma série de protestos pelo país, e a sede da Suprema Corte passou a ser protegida por grades.

Grupos de defesa de direitos das mulheres já haviam convocado protestos contra a medida em várias cidades do país, para serem feitos no dia em que a decisão fosse divulgada.

Para os progressistas, há o temor de que a Suprema Corte reveja outras decisões, como a liberação do casamento homoafetivo, de 2015. Em reação à onda conservadora, grandes empresas americanas, como Apple e Citibank, criaram programas para ajudar mulheres a viajar para locais onde podem abortar de forma legal.

Fonte: Folha