Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
em Política

EXCLUSIVO: Jorginho bate o martelo e garante De Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado pelo PL: ‘direita unida’

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 05/02/2026 15h26 | Atualizado há 27 dias
Compartilhar:
Governador resiste a pressões da cúpula do PL e do PP, confirma chapa com Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado e sela aliança conservadora em SC com apoio direto de Jair Bolsonaro.

O governador Jorginho Mello (PL) bateu o martelo nesta quinta-feira (05) e definiu o caminho que pretende seguir nas Eleições 2026 em Santa Catarina. Em decisão tomada após dias de tensão interna, Jorginho garantiu que o PL terá Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro como candidatos ao Senado pelo partido no Estado.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

A definição, apurada com exclusividade pelo Jornal Razão, encerra as dúvidas sobre a permanência de Caroline de Toni no PL. Segundo a apuração, Jorginho deixou claro a aliados e à direção nacional do partido que não abrirá mão de uma chapa considerada estratégica para consolidar a direita em Santa Catarina, com Adriano Silva (NOVO) como vice e De Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado.

A decisão ocorre após semanas de pressão da cúpula nacional do PL e do Partido Progressista (PP). Para garantir o apoio do PP à reeleição do governador, o partido do senador Esperidião Amin passou a exigir exclusividade na disputa ao Senado, o que implicaria a retirada de Caroline de Toni da corrida. A condição foi apresentada à deputada e confirmada por ela em entrevista exclusiva ao repórter William Fritzke, parceiro do Jornal Razão.

A vinda de Carlos Bolsonaro para disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina ocorreu, segundo bastidores, a pedido direto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo diante da pressão, Jorginho optou por sustentar a chapa do PL em aliança com o Novo. O governador avaliou que ceder à exigência do PP significaria desautorizar compromissos assumidos com a direita.

A decisão também foi interpretada como um gesto direto ao eleitorado da direita, base central de sustentação política do governador no Estado.

Apesar das articulações nacionais envolvendo PL, PP e União Brasil, Jorginho sinalizou que, em Santa Catarina, o desenho da chapa majoritária será decidido no âmbito estadual.

A definição também consolida Carlos Bolsonaro como candidato do PL ao Senado em Santa Catarina, movimento que já vinha sendo tratado como prioridade pelo núcleo mais próximo de Jair Bolsonaro. A presença do filho do ex-presidente na chapa é vista como elemento central para nacionalizar o palanque catarinense em 2026.

Com o martelo batido, o cenário político entra agora em uma nova fase. A reação do PP e os próximos passos de Esperidião Amin ainda são incógnitas. O que está definido, segundo a apuração do Jornal Razão, é que Jorginho Mello optou por bancar sua escolha e manter Caroline de Toni ao seu lado.

Às vésperas das convenções partidárias, o governador assume o controle do jogo e deixa claro que, ao menos no PL, a chapa ao Senado em Santa Catarina já tem nomes definidos.

Seção de Título com Linha

Destaques

Segurança

4º morto pelo BOPE em Florianópolis era paranaense foragido por homicídio

Foragido por homicídio é identificado como quarto morto em confronto com o BOPE no Norte da Ilha

Segurança

Mulher é arrastada para o mato e estuprada ao voltar do trabalho em Itapema: ‘ele fedia muito’

Esporte

Das ruas ao tatame: projeto da PMSC ajuda a transformar a vida de jovens

Educação

Após sucessivos casos de maus-tratos em SC, Tijucas leva causa animal para dentro das escolas

Segurança

Urgente: quadrilha é neutralizada pela PMSC em Florianópolis

Política

Deputado quer distribuir remédio para emagrecimento pelo SUS gratuitamente em SC

Saúde

Jovem de SC fará tratamento com polilaminina após mergulhar no mar e ficar tetraplégico

Seção de Título com Linha

em Tijucas

Educação

Após sucessivos casos de maus-tratos em SC, Tijucas leva causa animal para dentro das escolas

Lei sancionada determina que o tema da causa animal seja abordado nas salas de aula da rede municipal, levando às crianças conhecimento sobre respeito, cuidados e responsabilidade com os animais.

Cultura

De ponto de passagem a espaço cultural: área sob a ponte é revitalizada em Tijucas

Geral

Fim das viagens: Tijucas inaugura Detran e encerra deslocamentos para outros municípios

Segurança

Grave acidente com caminhões em Tijucas deixa fila quilométrica na BR-101

Política

Tijuquense assume núcleo de poder do Avante em Santa Catarina

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente