Juíza de Tijucas manda suspender divulgação de pesquisa falsa

Candidato a vereador do NOVO, que está na coligação do Partido Liberal, divulgou pesquisa falsa nas redes sociais

Juíza de Tijucas manda suspender divulgação de pesquisa falsa

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Justiça Eleitoral de Tijucas decidiu, na última terça-feira (03), suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral falsa que circulava nas redes sociais. A "pesquisa", compartilhada pelo candidato a vereador Ricardo Feltz Benatti, do partido NOVO, que integra a coligação do PL, foi denunciada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) por não seguir as normas da Lei Eleitoral.

O "levantamento" falso, que indicava Elmis Mannrich (MDB) supostamente com 32,30% das intenções de voto, Thiago Peixoto (PL) com 31,40%, e Maickon Sgrott (PP) com 23,70%, é completamente irregular e foi desmentido pela juíza Carolina Cantarutti Denardin. 

Na decisão, a juíza determinou a imediata remoção da postagem no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento. 

A Justiça Eleitoral reafirmou que qualquer pesquisa de intenção de votos deve seguir os requisitos técnicos e ser registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multas e outras sanções para os responsáveis.

A defesa do candidato ainda pode ser apresentada em até dois dias, antes que o Ministério Público Eleitoral se manifeste sobre o caso.