Lula ataca a imprensa e defende a censura: jornalistas são chamados de ‘cretinos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a causar polêmica ao atacar a imprensa e chamar jornalistas de “cretinos” durante a abertura da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão) nesta quinta-feira (27 de junho de 2024).

Lula, em um tom irritado, acusou os jornalistas de responsabilizá-lo injustamente pelo aumento do dólar.

“Esses cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista”, disse Lula, em referência às manchetes que surgiram após sua entrevista ao portal UOL na quarta-feira (26 de junho).

Durante a entrevista, a moeda americana chegou a R$ 5,52, uma alta de 1,13%, e manteve esse patamar até o fechamento do mercado.

Lula também criticou especulações no mercado financeiro e alertou que quem aposta em derivativos e na valorização do dólar “vai perder dinheiro”.

Ele ainda minimizou a dívida pública brasileira, comparando-a à de países como Estados Unidos, Japão, Itália e França, dizendo que “não é dívida, é troco”.

O discurso de Lula foi recebido com aplausos pelos conselheiros presentes. O presidente afirmou que voltou ao poder com a certeza de que seu governo dará certo. Durante a abertura do evento, nove conselheiros discursaram e entregaram documentos a Lula, contendo propostas de políticas públicas, como a redução de juros e investimentos no setor produtivo.

As declarações de Lula sobre a imprensa e o mercado financeiro geraram uma onda de reações. Críticos acusam o presidente de tentar desviar a atenção dos problemas econômicos do país e de atacar a liberdade de imprensa. O petista é ferrenho defensor da regulação da mídia e das redes sociais no Brasil.

Related posts

Prefeito eleito Maickon Sgrott anuncia nomes e secretarias para a prefeitura de Tijucas

Republicanos SC inicia destituição das executivas municipais com foco na reeleição de Jorginho Mello

Juliano Peixer afirma que ‘povo não decidiu por uma ambulância’ eleições em São João Batista